O tri é rubro-negro
Na fase inicial, além do gol de Magno (1 x 0), o Ceará teve as chances de que precisava para fazer a diferença, mas o próprio Magno Alves e Ricardinho as desperdiçaram. O placar mínimo deu esperança, mas não a margem necessária para assustar o Sport. O golpe fatal veio com o empate, gol de Neto Baiano, de pênalti. Depois disso, o Sport assumiu o controle, apoiado no regulamento que obrigava o Ceará a fazer mais três gols. Os pernambucanos administram muito bem a vantagem daí advinda. Magno ainda mandou bola na trave. E só. O Sport, taticamente perfeito, ganhou o título. Fez a festa.
Talento. O atacante do Horizonte, Dico, terá hoje no Maracanã a chance de mostrar seu belo futebol. Dico tem muito talento. Dribla com habilidade e marca belíssimos gols. Hora de provar que pode fazer a diferença nos maiores cenários do país.
Proeza
Que bom seria o Horizonte classificado hoje no Rio. Para ficar com a vaga, o Galo pode até perder por 1 a 0. Mas os recentes insucessos no "estadual", de onde foi eliminado, suscitaram mais descrença que confiança na missão do Galo no Maracanã.
Proeza II
O Fluminense está em crise. O desabafo do atacante Fred reflete os temores nas Laranjeiras. O Horizonte entra como azarão. Talvez por isso capaz de mais uma proeza no Rio. A primeira foi em 2011 no Engenhão diante do Flamengo.
"O futebol brasileiro está prestes a viver mais uma tragédia anunciada, caso o Fluminense não elimine o Horizonte pela Copa do Brasil".
Fred
Atacante do Fluminense
Favorito
Pela história e tradição, Fluminense é favorito hoje, embora a Copa do Brasil tenha o maior índice de zebras do país. Já vi coisas incríveis no sistema mata-mata, que tem peso dois para os gols fora de casa quando há igualdade de pontos após as duas partidas.
Ansiedade
O técnico Vladimir de Jesus, do Guarany/S, admite a ansiedade pelo jogo decisivo com o Ceará. "Bom seria se a gente pudesse jogar logo hoje. Assistimos aos lances e conversamos a respeito dos nossos erros. Mas a ansiedade é querer entrar em campo de novo".
Desvio de foco
Ótimo para o time do Fortaleza esse período em que a crônica se voltou mais para as Copas do Nordeste e do Brasil. Desviou o foco e reduziu a pressão da torcida tricolor. Gerou ambiente favorável à retomada para o jogo de volta diante do Icasa. Leão precisa de muita calma.
Pitbull
Restou provado, no jogo Icasa 3 x 1 Fortaleza, que o Verdão cresceu muito de produção após a entrada de Adalgísio Pitbull no lugar de Sérgio Júnior. Diante do que aconteceu, caberá ao técnico Tarcísio Pugliesi definir o que for melhor para o time. Pitbull fez a sua parte.
Imagens das copas. 29 de junho de 1986. Final da Copa do Mundo: Argentina 3 x 2 Alemanha. Cidade do México, Estádio Azteca. O árbitro brasileiro, Romualdo Arppi Filho, ergue os braços e encerra a partida. A Argentina sagra-se campeã do mundo. Maradona pula, festejando o título mundial conquistado. Ele seria também vice-campeão do mundo na Copa seguinte, em 1990, na Itália.