Tom Barros

Possibilidade de reversão

Até que ponto as duas seguidas derrotas do Fortaleza comprometeram a autoconfiança do grupo para o jogo decisivo de sábado diante do Icasa? A derrota em Juazeiro terá sido consequência do abatimento provocado pela virada tomada no clássico? Bom, é difícil responder indagações dessa natureza. A reação varia de jogador para jogador. Verdade é que, abatido ou não psicologicamente, o Leão assistiu ao estreitamento do espaço que antes lhe era confortável. E agora se vê outra vez apertado pela necessidade de vitória, desta feita com dois gols de diferença, se quiser manter o sonho do título. Complicou, embora viáveis sejam as possibilidades de reversão.

Mais e mais

A volta de Edinho garantirá ao Fortaleza melhor qualidade no servir e também nas conclusões, porque ele igualmente finaliza bem. Mas os demais como Cametá, Correa, Walfrido, Marcelinho Paraíba e Waldison precisam jogar muito mais do que mostraram em Juazeiro. O Icasa, o time que escreve certo por linhas tortas, engrossou o pescoço. Podendo perder até por um gol de diferença, certamente procurará ao máximo tirar proveito dessa situação. E tem time para isso. Impressionante a arrancada do Verdão nesta reta final.

Imagens das Copas. 1962. Brasil sagra-se bicampeão mundial na Copa do Mundo no Chile. Esta foto foi batida na cabine do avião na viagem de volta. A partir da esquerda, olhando para a câmera, o goleiro Gilmar e o lateral-esquerdo Altair. Gilmar foi titular nas duas Copas (1958 e 1962). Altar foi reserva de Nilton Santos na Copa de 1962 no Chile.

Cérebro

Ricardinho é, no momento, o mais importante jogador do Ceará. Cabeça pensante que cria, conduz. Imaginem o Ceará sem ele. Aí vocês terão uma ideia do problema que tal situação geraria. Não há ninguém insubstituível. Eu sei. Mas há instante em que a substituto fica longe do que o substituído é capaz de fazer. É o caso.

Esperança

Ouvi a pregação do técnico do Guarany, Vladimir de Jesus. Como não poderia deixar de ser, ele transmitiu ao grupo o otimismo de que pode vir buscar no Castelão o resultado necessário para passar à fase final. Mas há que reconhecer que agora ficou muito mais difícil. O Bugre deixou passar no Junco a chance para tirar a diferença.

Empenho total

Felipe Amorim pode não ter o reconhecimento de todos. Ouvi críticas ao seu trabalho, mas a seu favor a participação incansável e permanente. No jogo em Sobral, alternou bons e maus momentos, mas cresceu com o time no segundo tempo e marcou o gol da vitória. O empenho de Amorim, em termos de conjunto, deve ser levado em consideração.

Contraste

A seleção da Argentina ganhou seu último título com o time principal em 1993 (Copa América). De lá até aqui, seu time sub-20 venceu 5 mundiais (1995/97/2001/05/07). A seleção olímpica ganhou duas medalhas de ouro (2004 e 2008), além de dois títulos nos Jogos Pan-americanos (1995 e 2003). Colaboração de Homero Benevides

"Eu só falei ao Bassols que o sete tinha feito 10 faltas seguidas no Felipe e ele não deu nenhum cartão. Só isso que eu falei, mais nada. E ele me expulsou".

Sérgio Soares
Técnico do Ceará (criticando a atitude do árbitro)