Vantagem ampliada
Ceará confirmou seu favoritismo e ampliou a vantagem para o jogo de volta. Equilíbrio na fase inicial, mas com melhores chances do Bugre. Maranhão atormentou a defesa alvinegra. Apesar de Magno ter feito 1 a 0 (de pênalti), o Guarany reagiu rápido: Reinaldo empatou e Marcos Vinicius (de pênalti) virou (2 x 1). Na fase final, Ceará assumiu proposta ofensiva e tomou conta do jogo. Assisinho fez crescer o Vozão. No Bugre, as entradas de Tininho e Adriano não produziram o efeito esperado. A virada do Ceará, 3 x 2, gol de Felipe Amorim, fez justiça a quem mais lutou pela vitória.
Golaço. Bill, um canhão, no ângulo. O gol mais bonito da rodada cearense. Aliás, Bill está nas graças da torcida: além dos gols que marcou no clássico, o seu gol, ontem, foi o caminho para a virada alvinegra. Imagens das Copas. 13 de junho de 2002. Copa do Mundo Coreia/Japão. Jogo Brasil 5 x 2 Costa Rica. Local: Estádio Suwon na Coreia do Sul. Público: 38.524. Gols do Brasil; Juninho Paulista, Edmilson, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno (2). Gols da Costa Rica: Gomez e Wanchope. Na foto, Edmilson comemora o seu gol, acompanhado à distância por Ronaldo. Em 2011, Edmilson jogou pelo Ceará.
Anotações
Visível a dificuldade de Alex Lima e Gabriel na fase inicial, quando Reinaldo e Maranhão tiraram proveito da falta de entrosamento dos zagueiros. Erro do Bugre: perdeu três claras chances de gol. Duas delas com Maranhão. Na fase final a dupla de zaga melhorou.
Cautela
O técnico Vladimir de Jeus, em casa, usou de cautelosa demais. Verdade que na fase inicial criou alguns embaraços, mas deveria ter sido agudo o jogo todo. Quando quis corrigir com Tininho e Adriano, o Ceará já era senhor de tudo.
"Nós treinamos bastante, mas não deu nada certo. Lutei. Perdi quatro quilos. No jogo de volta, vamos tentar reverter com dois gols".
Robert
Atacante do Fortaleza
Mérito do Verdão
Icasa 3 x 1 Fortaleza. E por pouco o Verdão não aplicou 4 x 1, não fora a defesa espetacular que Ricardo fez no minutos finais. Icasa cresceu na fase final quando Adalgísio Pitbull entrou no lugar de Sérgio. Ironia do destino: Canga, revelado no Pici, fechou o placar: 3 x 1.
Desestabilizou
Entre os tricolores, mais uma vez a ideia de que o time desestabilizou quando tomou o gol de empate, o de Douglas. Ora, amigos, time que quer ser campeão tem de ter força mental, personalidade, para sair das situações adversas. Restou apreensão para sábado.
Vantagem
Na concepção geral ficaram devendo Cametá, Radar, Evandro, Walfrido, Marcelinho Paraíba. O Icasa, com Douglas, Guídio, Foguinho, Zé Carlos, Canga e Bismarck, engoliu o Fortaleza no segundo tempo. E agora vem ao PV com boa vantagem.
Decisão
Este é o momento mais difícil do Fortaleza no campeonato. Terá de provar que toda a vantagem antes obtida não foi obra do acaso. E mais: que o vitorioso trabalho até aqui desenvolvido não evaporou em duas partidas. Sábado, tudo ou nada.