Tom Barros

Desafio do interior

Mais uma vez os times da capital entram como favoritos na definirão dos finalistas. Guarany e Icasa terão condições de quebrar o tabu de jamais um time do interior ter conquistado o título estadual? Teoricamente está difícil a quebra dessa tabu, mas não impossível. Primeiro passo, ganhar os jogos em seus domínios. Assim reverteriam a situação de desvantagem em que se encontram. Aí, embora fazendo o jogo de volta na capital, teriam a vantagem de jogar pelo empate. O desafio é grande porque, além de tudo, ainda há a força de uma tradição favorável a alvinegros e tricolores.

Mais opções. Marcelo Chamusca, pelas lições tiradas, máxime diante do Ceará, cuidará de fazer as correções necessários. Entra nas semifinais com a força da melhor campanha, mas com um alerta, após sofrer a "virada" no domingo passado. Imagens das Copas. 1954. Wankdorf Stadium, em Berna, na Suíça. Foto batida antes da final da Copa do Mundo entre Alemanha (camisa branca) e Hungria. O árbitro inglês, William Ling, está entre o capitão da Alemanha, Fritz Walter, e o capitão da Hungria, Ferenc Puskas. A Alemanha sagrou-se campeã, ganhando de virada por 3 x 2, após estar perdendo por 2 a 0.

Imprevisível

O técnico Tarcísio Pugliesi comanda o incrível Icasa. Diferente de Vladimir de Jesus (do Guarany), Pugliesi vem das fortes competições paulistas. Em São Paulo, times do interior já quebraram tabus e ganharam títulos estaduais, superando os grandes.

Os dois

Alguém já imaginou uma zebra total: uma decisão Guarany x Icasa, com a eliminação de Fortaleza e Ceará? Zebra das zebras. Garanto que ninguém acredita numa definição assim. Mas faço um lembrete: tudo é possível.

Todos os jogos daqui para frente são uma decisão, onde a gente sabe que um erro pode custar muito caro".

Gabriel
Zagueiro do Ceará

Experiência

Terá o revés diante do Sport afetado o ânimo do Ceará para o jogo em Sobral? Ora, o Ceará é composto por atletas experientes que tiram de letra as adversidades das competições esportivas. De Luiz Carlos a Magno, de Vicente a Ricardinho, gente madura, segura mesmo.

Experiência II

Terão o revés e a perda da invencibilidade afetado o ânimo do Fortaleza para os desafios nas semifinais? Uso o mesmo argumento do tópico ao lado. No Leão, apesar de um time jovem, há jogadores experientes como Marcelinho Paraíba. Agora o momento é outro.

Quase

O Icasa foi quem mais perto esteve de ganhar em campo o título estadual: quatro vezes (vice em 1993/1995/2005/2006). O Juazeiro foi vice em 1999. O Guarani/J vice em 2011. O Guarany/S, vice em 2013. Haverá este ano um campeão do interior?

Homenagem

Renato Sátiro, que segundo o Guinness Book é detentor do maior arquivo do mundo em se tratando de memórias esportivas, será homenageado hoje, às 9h30 da manhã, na rua Padre Francisco Pinto, 76, pertinho do PV. O convite é de Cristiano Santos (Memofut).