Tom Barros

''

Missão: abrir vantagem

O Ceará na Copa do Nordeste tem feito boa campanha. Missão de hoje diante do América/RN: abrir vantagem. Ceará do show na goleada (5 x 1) sobre o Vitória, não o travado diante do Fortaleza. O América viu o título do primeiro turno do Rio Grande do Norte ficar com o Globo de Ceará-Mirim. O Técnico Leandro Sena não terá os atacantes Max, Isac e Alfredo. Aqui o alvinegro ainda está de olho no título estadual. Na Copa do Nordeste, o América vem de um grupo que tinha Bahia e Vitória. Passou. Tirou o CRB nas quartas. Passou. Decidirá em Natal, sua vantagem.

Diferença. Magno Alves não foi bem no clássico diante do Fortaleza. Sentiu o peso da marcação. Mas na Copa do Nordeste ele tem feito a diferença. É notória a carência de um parceiro capaz de melhor dialogar com Magno na linha de frente. 

Atenção

A zaga do Ceará deve estar atenta. O América, creio, buscará o gol na velocidade de Adriano Pardal e Rafinha, este um jovem atacante formado nas bases do São Paulo. Objetivo simples: gol fora de casa neste tipo de competição é vantagem que não raro decide a vaga.

Mais e mais

João Marcos e Ricardinho estão rendendo bem. Mas Souza precisa melhorar a sua produção. Ele joga muito mais do que vem mostrando. Creio que também já é hora de Assisinho ser melhor aproveitado pelo técnico Sérgio Soares.

'O Brasil é favorito por ter um grande time, um técnico capaz de motivar o seu grupo e o apoio da torcida".

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte, otimista também com relação às demais obras da Copa, lembrando que "em 100 dias Napoleão reconquistou a França".

Nem tanto

O ministro Aldo Rebelo segue otimista, mas noto que em Fortaleza, tomando por base o projeto original da Copa, muita coisa ficou pelo caminho. E algumas obras em andamento não serão concluídas. O Aeroporto Pinto Martins terá de receber arranjos de última hora.

Dignidade

Atacante Robert, do Fortaleza é o profissional competente, goleador mesmo. É também ser humano muito estimado. Prova disso: até de ex-companheiros do Ceará recebeu apoio quando de incompreensões decorrentes de infeliz matéria televisiva.

Fase

A propósito de Robert, sua fase no Fortaleza está boa mesmo, muito superior à de sua primeira passagem pelo futebol cearense. O desempenho de um atleta depende muito dos fatores que influenciam o grupo no momento. No Pici o ambiente está favorável.

Caixa de entrada

Do leitor Mário Filho: "Pedi ao Ministério do Esporte, via e-mail, para junto à CBF retirar o nome ARENA dos estádios. Arena era a área central onde nos tempos romanos até a morte lutavam gladiadores e feras. Esporte é lazer não matança. Nada a ver com arena".

Imagens das Copas. 1958. Pelé, campeão do mundo apenas com 17 anos de idade, contempla a Taça Jules Rimet, conquistada pelo Brasil na vitória sobre a Suécia (2 x 5) na final da Copa em Estocolmo. Pelé marcou dois gols. Em dezembro de 1983, esta taça original foi roubada da sede da CBF no Rio. Os ladrões Luís Bigode e Chico Barbudo entregaram a taça a Juan Carlos Hernandes que a derreteu.