A vitória do interior
O Fortaleza empatou com o Ceará, mas no íntimo dos corações tricolores ficou o sentimento de vitória interior, por ter comprovado na prática que seu jovem time, agora testado pelo maior rival, tem condições de voos mais altos. Antes havia o temor porque o Leão atuara apenas no Campeonato Cearense, de nível questionado. Cairia diante do poderoso Ceará, da Copa do Nordeste, entendida de nível superior? Em campo, a igualdade no placar e na produção. Um time tricolor jovem, mas de personalidade, qualidade, fibra, que não se intimidou nem se assustou sequer quanto sofreu o primeiro gol. Uma vitória interior, pois passara no desafio maior de um teste muito difícil.
Caridade
Tento admirar o Felipão. Respeito o trabalho profissional dele. Mas repudio quando ele trata com deboche assuntos sérios. Caso mais recente, quando perguntado por uma jornalista sobre Hernane, do Flamengo, Felipão levou na gozação: "Que Hernane?". A jornalista explicou: "O Hernane, do Flamengo". Aí a conhecida grossura mais uma vez veio à tona. Disse ele: "Hein? Quem? Não conheço". Deus meu, quanta bobagem de um homem que, segundo alguns amigos seus, tem tantas virtudes, dentre as quais a da caridade. Incrível.
Recordando. A partir da esquerda: Mazinho Loyola, Reginaldo e João Marcos. Detalhes: na década de 1980, Mazinho brilhou no Ferroviário e no São Paulo, enquanto João Carlos brilhava no Ceará. Na década de 1990, Reginaldo destacou-se no Fortaleza e no Botafogo do Rio. Colaboração de Cristiano Santos (Memofut).
Foco
Logo após o clássico Fortaleza 1 x 1 Ceará no Castelão, o atacante Assisinho, quando entrevistado, foi incisivo: "Já temos de pensar no América/RN quarta-feira". Realmente, ao Ceará a necessidade de rápida mudança de foco. Nada de lamentações pela produção que ficou abaixo do esperado no clássico.
We Are One
Na trilha musical oficial da FIFA Copa 2014, Cláudia Leite, Pitbull e Jennifer Lopez interpretam We Are One (Nós somos um). Mas na minha avaliação a mais bela canção oficial das Copas ainda é "Un'estate italiana", gravada por Edoardo Bennato e Gianna Nannini (1990). Quem quiser comparar as músicas oficiais Fifa pode conferir no Youtube.
Alto nível
Ouvi a música especial que o Waldonys gravou para a Copa do Mundo 2014. Está um show, um primor. A parceria com médico Osvaldinho (autor da letra) resultou num trabalho de elevado nível, onde enaltecidos estão ícones da cultura cearenses. Waldonys caprichou na combinação de sons que está bem para cima, no ritmo do próprio evento. Aguardem.
Descaracterização
Volto ao tema Maracanã. A frase do Romário, ao lado, diz tudo. Pior é que o desrespeito ao patrimônio e à história tomou conta do mundo. Wembley, em Londres, foi implodido, dando lugar a um novo estádio, e o Rasunda em Estocolmo, palco da final da Copa de 1958, foi demolido, sendo no local construído um condomínio. Dói.
"Sempre considerei o Maracanã a minha casa, mas infelizmente ela não existe mais. Esse aqui não é mais aquele estádio que em muitos craques desfilaram. É uma pena".
Romário
Deputado federal e ex-jogador, sobre a reforma que descaracterizou o Maracanã