Tom Barros

Prova dos nove 

Ótimo momento para avaliação de qualidade neste Fortaleza x Ceará amanhã no Castelão. O tricolor faz campanha impecável. Ainda assim há quem ponha em dúvida o padrão tricolor, considerando o nível mais baixo do certame estadual. Agora diante do Ceará, que vem da Copa do Nordeste, os céticos tirarão suas dúvidas. O alvinegro começou mal e até ocupou a lanterna. Mas quem tem Anderson, Vicente, João Marcos, Magno Alves, Ricardinho e Leandro Brasília jamais pode ser olhado com indiferença. O Leão tem nove pontos; o Ceará, 4. Prova dos nove também no futebol.

O destaque. Edinho tem sido a grande sensação do Fortaleza. Ele mesmo disse que seu trabalho é deixar os companheiros na cara do gol. E, com muita competência, tem feito isso a cada jogo. Bola redondinha.

Para compensar

A juventude de Max Oliveira, Walfrido, Edinho e Romarinho diante de jogadores adversários mais experiente em grandes decisões como os do Ceará. Para compensar, no Leão há Marcelinho Paraíba e a opção de Danilo Rios, ambos passados na casca do alho.

Definição

Hora de saber se os garotos do Leão estão mesmo prontos para desafios mais fortes. Experiência importante para o grupo comandado por Marcelo Chamusca. Daí a caracterização diferente desse clássico maior.

"Eu estava com dois cartões. O professor preferiu me preservar no jogo com o Icasa para eu enfrentar o Fortaleza. Entendi a decisão dele".

Anderson
Zagueiro do Ceará

Desistência

Do leitor Francisco Sérgio Patriolino Félix (oigresxilef@bol.Com.Br): "A partir deste mês de março não sou mais torcedor do Ferroviário. Há mais de 15 anos não ganha sequer um turno do Campeonato Cearense. É um vexame". Calma, gente.

Transcendental

Alô, Francisco! Sei que é humilhante a situação coral, mas o amor pelo clube a tudo supera. O verdadeiro amor por um time está acima das vitórias e das derrotas. Não é circunstancial: é eterno. É doação e não depende de resultados em campo. É superior, transcendental.

Novo líder

O hexagonal poderá ter um novo líder hoje. Se o Horizonte ganhar do Guarany no Junco, igualará o número de pontos do Leão (nove), mas o ultrapassará no número de vitórias. Portanto, Horizonte poderá dormir na liderança. Mas ficará com um jogo a mais.

Alerta

Do médico Russen Conrado: "Duas dicas para o Ceará no seu jogo contra o América/RN pela Copa do Nordeste. O América fez mais gols no segundo tempo (quase 72%). E em 50% das oito partidas fez gols após os 45 minutos do segundo tempo".

Recordando. A partir da esquerda: João Carlos e Reginaldo. Na década de 1980, o ala-direito João Carlos brilhou intensamente no Ceará Sporting Club. Já na década seguinte, de 1990, Reginaldo destacou-se como ala-esquerdo, brilhando no Fortaleza Esporte Clube e no Botafogo do Rio de Janeiro. Esta foto foi batida no ano passado, quando de um curso promovido pela AGAP. Colaboração de Cristiano Santos (do Memofut).