Diferença técnica
Muito foi dito sobre o nível inferior do Campeonato Cearense com relação ao padrão técnico da Copa do Nordeste. E mais: que Ceará e Guarany/S dariam ao certame local qualificação mais apurada. Mas até agora não tem sido assim. Guarany e Ceará não sabem o que é vitória. O Bugre empatou duas; o Ceará empatou uma e perdeu para o Horizonte. Dirão talvez que o Ceará pagou por ter poupado Magno Alves e Ricardinho. Sim, mas nem por isso se justifica a medíocre apresentação do time no Domingão, onde perdeu só por 2 a 1, mas poderia ter tomado uma goleada.
Recordando. Sempre, na Quarta-Feira de Cinzas de cada ano, lembro que na década de 1980 aconteceu no PV episódio interessante. O Ceará enfrentaria o Calouros do Ar pelo Campeonato Cearense. Dimas Filgueiras era técnico do Ceará. Nos dias de Carnaval, para evitar que seus jogadores caíssem na folia, Dimas programou dois expedientes de trabalho duro, pois entendia que, cansados, os atletas iriam direto para casa. Se foram para casa ou para as festas, até hoje ninguém sabe. Verdade é que, quando a bola rolou, o time do Ceará estava "morto" em campo. E os meninos do Calouros voando. O Ceará não conseguia acompanhá-los. Resultado: o atacante do Calouros, César (não sei onde ele anda hoje), fez três gols. O Ceará perdeu por 3 a 0 e Dimas Filgueiras foi afastado do cargo.
Previsão. Foi tudo como o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, queria: seu time, com oito pontos, tem cinco a mais que Horizonte e Icasa (vice e 3º, respectivamente) e ainda viu o Ceará minguar na lanterna com um ponto apenas, após duas rodadas.
No Junco
Hoje teoricamente até aqui o Leão terá o maior desafio no atual certame. Pega no Junco, às 22 horas, o Guarany, que vem da Copa do Nordeste. Hora de fazer uma análise comparativa entre o Tricolor e o Bugre que vem de uma competição supostamente mais forte.
Dureza
Independente de vir da Copa do Nordeste, o Guarany sempre foi adversário muito difícil para Fortaleza ou Ceará, máxime quando em Sobral. Fortaleza no embalo de campanha irrepreensível com Robert em estado de graça.
"Estou me adaptando à posição. A gente procura ter melhor entrosamento. Fico feliz. Podemos jogar de igual com qualquer time".
Correa
Meia do Fortaleza
Reação
O Ceará precisa iniciar de forma urgente sua reação no "estadual", se quiser mesmo ficar entre os quatro classificados para a próxima fase. A desconfortável posição de lanterna obriga o técnico a usar força máxima. Agora poupar jogador só depois de tirar a diferença. Pior é que pega duas pedreiras: Icasa hoje e Fortaleza no domingo.
É hoje!
Em Johanesburgo, 5º jogo África do Sul x Brasil. Quatro o Brasil já ganhou. Ranking Fifa: Brasil, 9º; África/S 64º. Brasil disputou 19 Copas do Mundo; África/S, 3. Dos 19 chamados agora, 9 atuaram nos dois últimos jogos contra África/S: Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Marcelo, Paulinho, Oscar, Ramires, Hulk e Neymar. Dados de Airton Fontenele).
Obra de arte
Andre Cassaco está demais. Além da artilharia (12 gols), participa da construção de jogadas e tem total entrosamento com Marciel. Além dos belos gols, faço referência à obra de arte que foi sua bicicleta na vitória sobre o Ceará. A bicicleta não resultou em gol, mas revelou a elevada qualificação do atleta. Genial. Perfeita noção de velocidade, tempo e espaço.