Dia seguinte na Barra
Pesada. Barra pesada. Mas não é de hoje. O Ferroviário vinha, ano após ano, dando sinais do aumento de fragilidade. O afastamento dos dirigentes históricos, o lento processo de renovação do quadro diretivo, o jejum de títulos, o gradual e visível acanhamento, o passo retardado não o permitiu acompanhar os demais grandes da capital, Fortaleza e Ceará. Mas o principal fator de todo esse quadro de penumbra foi a divisão política que há alguns anos dividiu, solapou, enfraqueceu e degradou um dos mais tradicionais times do Estado. Vaidades pessoais e interesses diversos terminaram por levar o Ferroviário à humilhação que ora experimenta. Foi o dia seguinte na Barra.
Recordando. A partir da esquerda: Pelé e José Maria Marin, presidente da CBF, quando em setembro de 2013, antes do amistoso Brasil 3 x 1 Portugal, fizeram a entrega da camisa da Seleção Brasileira ao lendário futebolista português, Eusébio. Aconteceu no Gillette Stadium, em Boston (EUA). Eusébio morreu no dia 5 de janeiro de 2014.
Padrão
Houve consenso segundo o qual o Campeonato Cearense, sem Ceará e Guarany, teoricamente teria baixo nível. Mas isso precisa ser provado na prática. Pelo que Guarany e Ceará produziram na estreia de ambos, o jogo deixou muito a desejar. Será preciso significativa melhora desses dois para elevar o tão badalado padrão do certame deste ano.
Selecionadas
Sem novidade a complementação da lista de convocados por Felipão para o amistoso, dia cinco, na África do Sul. Chamados Fred (Flu/RJ) Jô (Atlético/MG) e Jefferson, Bota/RJ. Do pesquisador Airton Fontenele o lembrete: do time campeão da Copa das Confederações 2013 só não constam agora Hernanes e Jadson.
Catapulta
Não quero aceitar o Ferroviário aniquilado. Não quero aceitar o Ferroviário rumo à extinção. Há uma marca, um nome, uma história, uma base, um patrimônio. Uma revisão no posicionamentos dos verdadeiros dirigentes corais ainda poderá evitar o pior. Por mais paradoxal que pareça foi com a queda que houve a retomada de muitos clubes brasileiros. O Corinthians rebaixado no Brasileirão transformou-se no Corinthians campeão do mundo. O rebaixamento é dor, mas é lição. Mas muitas vezes é catapulta para um revigorante retorno.
Na vez
Intimidade com a bola, dribles curtos, agudo no jogar. Assisinho já faz por merecer do técnico Sérgio Soares melhores oportunidades. No jogo em Sobral ficou evidente que o Ceará melhorou o desempenho na frente a partir do instante em que Assisinho entrou. Essa é apenas a minha modesta observação. Nada de pressão sobre o treinador.
Notas & notas
O torcedor Cícero Everardo está duplamente feliz: aniversaria hoje e comemora vendo o seu Fortaleza vencedor em tudo e o Icasa também classificado. /// Ten Cel Av, Cláudio Sampaio, cearense de Quixadá, novo comandante da Base Aérea de Fortaleza, gosta muito de futebol. Torce pelo Quixadá e quer uma retomada do Calouros do Ar. Ótimo.
"Terminamos bem, em primeiro lugar, sem derrota. Mas agora vai ser mais pegado, mais dificultoso. Nosso rival está aí. Serão jogos decisivos daqui para frente".
Marcelinho Paraíba
Meia do Fortaleza, analisando o momento tricolor