Tom Barros

Vale o G-4

Jogo importantíssimo hoje às 20 horas no Abilhão, com transmissão ao vivo da TV Diário. Guarani/J (4º) enfrenta Quixadá (5º). Em casa, o Quixinha tem todas as condições favoráveis. Além disso, é bom frisar, o Canarinho do Sertão tem um jogo a menos. Portanto, as possibilidades de melhor pontuação são amplas. O Guarani cometeu uma série de tropeços, mas reabilitou-se domingo passado com surpreendente vitória por 1 a 0 sobre o Itapipoca dentro do Perilão. Está cada vez mais imprevisível a situação do grupo intermediário, pois a mínima diferença de pontos e posições entre os clubes não permite garantir ninguém. Times parecidos nas proposta e oscilações.

Ferrão na briga

As esperança corais, que já foram ínfimas, ganharam consistência com a goleada (5 a 0) sobre o Guarani/J. Ferrão é apenas o sétimo com 14 pontos, mas tem um jogo a menos. Isso pode fazer a diferença, caso o Tubarão obtenha vitória sobre o Fortaleza amanhã no PV. Dentro das atuais circunstâncias, o Ferroviário fica obrigado a derrotar o Leão, caso queira manter sob controle a aproximação com o G-4. Tornou-se vital ao Ferroviário um triunfo no clássico tricolor, pela necessidade de encostar no número de vitórias e ampliar o saldo de gols.

Recordando. 1959. Uma das boas formações do Ceará. A partir da esquerda (em pé): Claudio, Zezé, Carneiro, Alexandre, William e Harry-Carey. Na mesma ordem (agachados): Carlito, Walter Vieira, Zezinho Ibiapina, Ananias e Josias. Detalhe: Zezinho Ibiapina morreu na semana passada. (Acervo de Elcias Ferreira).

O melhor

O certame caminha para a reta final do primeiro turno. Cabe a pergunta: qual o jogador que mais se destacou até aqui? Nenhum. O Campeonato Cearense, pelo menos até agora, está carente de um craque que faça a diferença pela qualidade de um futebol de elevado nível. Pode ser que no segundo turno algum craque aconteça.

Um carão resolve

Evandro, do Fortaleza, precisa ser advertido pelo técnico Marcelo Chamusca. Evandro tem de priorizar a prática do futebol e não a violento. Evandro sabe jogar. Ele é bom. Não sei a razão por que, não raro, opta pelo desrespeitosa postura de pôr em risco a integridade física dos adversários. Contra o Crato foi demais.

Felicidade toda

Sorriso aberto, alegria, felicidade, liberdade para criar, fazer, acontecer. Na TV Diário, Mariana Sasso está de bem com a vida. Gravei com ela uma chamada para a Copa do Mundo. Mariana encantou a produção pela intimidade com a câmara, graça e beleza. Quer no "Programa da Sasso", quer no esporte, o jeito de ser desta talentosa profissional.

Espera

Ceará e Guarany/S numa boa, beneficiados com alguns dias de folga na Copa do Nordeste. Mas no próximo fim de semana já enfrentam respectivamente Vitória e Santa Cruz. Estes, ao contrário de Ceará e Guarany, já trabalham nos "estaduais". Aliás, duas ótimas estreias: o Vitória goleou o Serrano e o Santa goleou o Central. Muito cuidado.

"A classificação deu ao grupo mais confiança, além da vantagem do bônus, do carro e da vaga na Copa do Brasil. Esses pontos que vamos levar para a segunda fase poderão fazer a diferença".

Guto
Volante do Fortaleza