TOM BARROS

Nossas necessidades

Fico a refletir sobre a colocação feita por alguns políticos, quando dão ênfase às obras que aqui ficarão como legado da Copa do Mundo 2014. Sim, o legado ficará. É verdade. Mas questiono: essas obras somente poderiam ser concretizadas com a realização da Copa no Brasil? Quer dizer então que, se a Copa aqui não fosse, tais obras não seriam realizadas nunca? As mesmas dependeriam do evento mundial? Que ostensiva expressão de fraqueza. Essas obras deveriam ser realizadas, independente da Copa, já pela necessidades de atender com elevação a nossa gente.

Admiração . Sempre fui fã do estilo guerreiro, forte e combativo do Michel. Mas seu retorno (entrou apenas na fase final contra o Treze) não me permitiu avaliar o atual momento do atleta. Tempo ao tempo para examinar melhor.

O metrô

Estive em Caracas, na Venezuela, em 1981. Fui cobrir para a Verdinha jogos da Libertadores. Lá, na época, já em funcionamento moderno metrô. Naquele tempo a Venezuela não teve de esperar a realização de uma Copa para ter melhor rede de transporte público.

Desvinculação

As obras deveriam ser tocadas, desvinculadas da Copa do Mundo. Político que tem compromisso com o seu povo não precisa de competição internacional para executar
melhoramentos de qualquer natureza.

"Gostaria de ter comemorado com gol os meus cem jogos pelo Ceará. Mas comemorei melhor: invicto e com classificação antecipada”.

Magno Alves
Atacante alvinegro

Tranquilo

O Ceará, hoje diante do CRB, dá-se ao luxo de administrar sua privilegiada posição de classificado. Frutos de um trabalho bem planejado. Superou alguns senões e provou em campo estar no ponto para enfrentar os desafios da segunda fase do torneio.

Diferente

O CRB e o Potiguar deixaram a definição para a rodada final. E vão sofrer muito por isso. Aliás, a derrota do Potiguar, em casa, para o CRB gerou pânico no time de Mossoró, que estava praticamente com a vaga na mão. Agora depende de terceiros.

Sucesso no apito

A árbitra Ana Karina, da Federação Pernambucana, foi convocada para o Mundial Sub-17. Ela será a representante do Brasil na Copa do Mundo feminina na Costa Rica em março. Em janeiro, representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Limites

Se houver acordo entre o Fortaleza e o empresário Boim (aquele que investiu muito no Icasa em 2013), necessário será o estabelecimento das áreas de atuação de cada no campo financeiro. Evitará cobrança de ressarcimento no futuro, caso ocorra um rompimento.

Imagens das copas. Momento maior do volante Dunga, capitão da Seleção Brasileira campeã (tetra) da Copa do Mundo de 1994. Com o título, Dunga calou a boca até de cronistas medalhões do Rio de Janeiro e de São Paulo. Anos depois, Dunga foi técnico da Canarinho. Como treinador ganhou a Copa América 2007 e a Copa das Confederações 2009. Caiu quando perdeu a Copa do Mundo de 2010.