Tom Barros

Tricolores no Cariri

Mesmo local, situações diferentes: o Romeirão recebe o líder Fortaleza que enfrentará o Guarani e também receberá o Ferroviário, que encara o Icasa. No desafio coral, que é hoje, a luta de Arnaldo Lira para voltar o Ferrão ao G-4. A primeira vitória coral sob seu comando (1 a 0 no Crato) abriu nova perspectiva. Mas a missão é delicada. Os insucessos anteriores prejudicaram muito. Retomar a confiança, eis a questão. No Fortaleza a situação é oposta: o Leão lidera, tem margem de manobra e tudo para administrar a grande vantagem adquirida. Icasa e Guarani no caminho dos tricolores.

Superação. Depois do Fortaleza, é do Guarani de Maurílio Silva a melhor campanha. Como demonstrado, a diferença dos números a favor do Fortaleza é muito grande. Mas a estatística é apenas uma referência.

10 pontos

A diferença do Fortaleza sobre o Guarani é muito grande. São 25 pontos do Leão contra 15 do Guaraju. O Fortaleza tem o dobro de vitória (8 a 4). O saldo de gols do Fortaleza é de 22 tentos marcados. O saldo de gols do Guarani é de apenas dois gols. Baita diferença.

Diferença

A superioridade poderia deixar o Fortaleza na certeza de mais uma vitória. No Pici o tricolor ganhou fácil: 3 a 1. Mas cada jogo tem sua história. A derrota do Guarani no clássico do Cariri foi resultado normal e não muda a expectativa do jogo.

"Eu acho que o ponto forte da nossa equipe é não ter vaidade. Isso é muito importante na união do grupo”.

Marcelinho Paraíba
Meia do Fortaleza, explicando a divisão de tarefas até nas cobranças de pênalti

Treze

Nos dois jogos recentes, o Ceará apenas empatou com o Potiguar. Foi pouco. A superioridade técnica do Vozão não prevaleceu, mas deveria ter prevalecido. Amanhã pega o Treze no Castelão. O empate zebrado com o Potiguar nesse estádio deve servir de alerta.

Convencimento

Está na hora de o Ceará retomar não apenas o caminho da vitória, mas o da vitória convincente. O Treze tem velhos conhecidos: Daniel Marques, Douglas, Leanderson e Jailson. E o técnico é Leandro Campos. Nada demais. Não quero crer em novo tropeço do Ceará.

Entrelaçamento

11ª rodada. Horizonte pega teoricamente o adversário mais fraco, o Itapipoca. // Quixadá x Tiradentes. O Tigre vem de turbulência; Quixinha melhor. // Icasa x Ferroviário. Confronto direto, tipo disputa de seis pontos. Embolou.

Felicidade

Amanhã, o querido Sebastião Belmino aniversaria. Irreverente, inteligente, meio louco, gente, amigo. Faz da TV um canal para levar ao público o lado bom da vida, da alegria, da simpatia, do sorriso aberto e franco. Carranca não é com ele. Parabéns, Bel.

Recordando. Saudade do querido Orlando Mota, que vi amigo, que vi premiado, que vi feliz. Ele partiu. Esta foto foi batida pelo PC Norões, no Flórida Bar, registrando a alegria de Orlando e Roberto Moreira num desses muitos encontros de sábado, nos quais dividiam a boa conversa sobre futebol, política, assuntos gerais. Os papos corriam sempre ao sabor de uma feijoada ou de um filé à Moda da Casa. E, como disse Roberto: “Lá se foi nosso bom Orlando”.