Tom Barros

Por via indireta

Embora a vitória sobre o Tupi tenha sido conquistada pelo time reserva do Ceará, o fim do jejum beneficiou por via indireta a equipe considerada titular. Motivo simples: o trauma da falta de vitória esvaziou-se porque a contagem é uma só para o Ceará como um todo, ou seja, time reserva ou time titular, time misto ou time alternativo. Um só é o Ceará. Tanto é verdade que, se em Minas os reservas tivessem apenas empatado ou mesmo perdido, a contagem de 12 jogos seria acrescida de mais uma partida sem vitória. Agora, pois, vai o time principal em busca de cumprir sua missão. A vitória sobre o Tupi em Minas foi a injeção de confiança que o time reserva aplicou no time principal. É preciso acreditar. Ainda que por via indireta.

Recordando

1987. Time do Tiradentes. A partir da esquerda (em pé): Wilame, Veuber, Jeová, Paulo César, Carlão e Arerê. Na mesma ordem (agachados): Carlos, Kleber, Marquinhos, Modaly e Zezé. Durante alguns anos, soube notícias de Modaly. Depois não mais tive informações. O Tiradentes foi campeão cearense de 1992, título conquistado no tapetão, dividido com Fortaleza, Ceará e Icasa. (Coleção de Elcias Ferreira).

Copa do Brasil

Ontem expliquei a razão por que gostava da Copa do Brasil quando, herdeira da Taça Brasil, adotava ainda o modelo simples de abrigar apenas os campeões e vice-campeões estaduais. Aí depois criaram a inclusão pelo tal ranking nacional e a inclusão também dos que disputaram a Copa Libertadores da América. Baldeou.

Mudanças

Em relação à Taça Brasil o regulamento da Copa do Brasil sofreu desvirtuações. Agora chegou a fase em que ingressam os beneficiados com a mudança do modelo original: oito times. Uns pelo ranking e outros vindos da Libertadores: Grêmio, Flamengo. Fluminense. Inter/RS, Atlético/MG, Cruzeiro, Corinthians e São Paulo. Politicagem pura.

Deixa correr

O Fortaleza é favorito diante do Águia mesmo em Marabá. O Águia já foi assombro para o Leão desde que em 2010 eliminou o Fortaleza na Série C. Depois, muitos jogos sem vitória tricolor. O Águia complicava lá e aqui. Mas hoje o Águia, vice-lanterna, está em crise (4pontos). Dos assombros de 2010, só o técnico João Galvão ainda permanece.

Papo imaginado

Alguém bateu a foto de um "bebinho" que sentou ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana e com a estátua passou a conversar. E parece mesmo que Drummond estava atento a tudo o que o bebinho dizia. No blog victorhannover1.Blogspot.Com.Br leia como o repórter Hannover imaginou o papo do "bebinho" com o poeta.

Dimensões

Pelas circunstâncias, quem afirma que o Fortaleza é favorito sou eu. Mas, no ambiente interno tricolor, mormente depois da derrota para o Confiança, a ordem é com o máximo de respeito encarar todos os adversários. O meia Maranhão, por exemplo, já levantou a questão das dimensões reduzidas do gramado em Marabá, fato que poderá complicar muito. Pode ser.

Rosário de aflições

Quando um país afunda, a rigor afunda como um todo. Assim, lamentavelmente, a deplorável fase brasileira. A economia nacional desonerou. A confiança, que os credores e investidores internacionais tinham, desmilinguiu-se. E o futebol está indo junto. A eliminação do Internacional pelo Tigres do México é mais um acréscimo ao rosário interminável de decepções que começou na Copa do Mundo de 2014, passou pela Copa América 2015 e desaguou agora na Libertadores. Basta!

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros