Transformadora vitória
Hoje, mais do que nunca, o Ceará está precisando de uma vitória. Está carente disso. Parece implorar, pelo amor de Deus, um triunfo. Só uma vitória será capaz de recompor de vez o processo de retomada. O primeiro passo foi dado com o retorno do bom futebol diante do Botafogo/RJ. Mas só o bom futebol não basta. Ficou faltando algo maior, consolidador da boa produção: a vitória. Três prontos que fazem, além da diferença matemática, a diferença psicológica. A vitória para o Ceará está como uma cesta de três pontos no último segundo de um jogo de basquete que está empatado. Três pontos que escancarem a porta da esperança a quem está desesperançado. Portanto, que venha logo mais sobre o Criciúma, essa vitória transformadora. Pelo amor de Deus...
Recordando
O Ferroviário dos bons tempos da primeira divisão cearense. Aí está a foto de 2004, enviada pelo colaborador Elcias Ferreira. A partir da esquerda (em pé): Anderson, Aderson, Adriano, Cícero César, Carlinhos e Pantera. Na mesma ordem (agachados): Gladstone, Romildo, Júnior Cearense, Arildo e Stênio. Detalhe: Júnior Cearense encerrou a carreira de jogador em 2014, quando passou a treinar o Guarany/S.
Qualidade
Mesmo nos piores jogos do Ceará, na crise que culminou com a demissão de Silas Pereira, Uillian Correia manteve aceitável padrão. Oscilou, como oscilou todo time, mas jamais deixou de buscar desempenho melhor. Jogador com a boa qualidade de Uillian Correia é coisa rara neste árido momento por que passa futebol brasileiro.
Contratação
O Ceará contratou Bernardo, cria do Vasco/RJ. Nesse atleta o Vasco apostou todas as fichas. Mas, lamentavelmente, o passar dos anos revelou o complicado comportamento do atleta fora de campo. Queira Deus Bernardo saiba aproveitar sua vinda para o Ceará, visando a dar correto direcionamento à sua vida. Talento ele tem.
Expectativa
João Marcos está há seis anos no Ceará. Viveu no clube os grandes momentos. Fez história. Embora não esteja sendo aproveitado, mantém as esperanças de uma breve retomada. Futebol ele tem para isso. João Marcos tem contrato com o Ceará até novembro. Fica a expectativa do jogador sobre seu futuro. Terá de mostrar serviço a Geninho.
Notas & notas
Hoje, muda de idade o querido e competente narrador Júlio Sales, respeitável nome do rádio cearense. Foi para mim grande professor. Parabéns, Julinho! // Também aniversaria Adauto Mota, ex-jogador do Ceará. Amanhã, na Maraponga, onde reside, um "racha" marcará a comemoração com a família e com amigos.
Ausência
No momento, o melhor jogador do futebol cearense é Pio, volante do Fortaleza. O homem marca, o homem apoia, o homem faz gol. Aliás, vem assinalando gols como se atacante fosse. Isso é muito bom. Pio é tão versátil que até de lateral-direito foi algumas vezes improvisado. E rendeu de forma satisfatória. Sua ausência será sentida, independente de quem seja seu substituto.
Uma única linha
Procurei nestes últimos dias algo sobre o Ferroviário. Time, contratações, treinador, presidente. Nada. Até no site oficial do clube só uma única informação referente ao mês de julho. E, assim mesmo, do dia 7, ou seja, de três dias atrás. Todas as demais se referiam ao mês de junho, que já terminou há 10 dias. E pensar que, na década de 1980, narrei jogos do Ferroviário pela Série A do Campeonato Brasileiro, enfrentando inclusive o Flamengo de Zico, com Castelão lotado...
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros