Tom Barros

Perigo do placar minguado

Tenho enaltecido muito o Fortaleza, que faz a melhor campanha da Série C do Campeonato Brasileiro (16 pontos). E uma melhor campanha que vai além do seu grupo, pois no Grupo B, de onde sairá seu futuro adversário no mata-mata, o G-4 está assim: Tupi/MG (14 pontos), Brasil/RS (12), Londrina/PR (11) e Juventude/RS (10). Quando, porém, insisto num melhor índice de aproveitamento nas conclusões, remeto a situação para o mata-mata, onde o gol fora de casa é elemento definidor no caso de empate por pontos após as duas partidas. Ora, há três jogos o Fortaleza vem marcando um gol por partida: 1 x 1 com o Asa, 1 a 0 no Salgueiro e 1 a 0 no América/RN. Esse placar minguado de 1 a 0 não me agrada porque não segura ninguém. Basta um vacilo para tudo mudar de rumo.

Novos ares

Qual o time de melhor campanha na Série B? O Botafogo. Qual o time que, segundo opinião geral, tem a vaga tranquila para voltar à Série A? O Botafogo. Pois o Ceará foi melhor que o Botafogo. E, pelas melhores situações que criou, poderia ter conquistado três pontos. O resultado empate não foi bom, mas a produção do Ceará animou.

Alas

Observei um Ceará confiante, sabendo o que queria e como queria. Até Roniery, alvo de tantas críticas desde que aqui chegou, soltou-se mais. Assim também Victor Luís. Ele fora mal na derrota de goleada (3 x 0) para o Luverdense, mas diante do Botafogo revelou-se firme nas tarefas de defender e apoiar, quando necessário.

Recordando

O Ferroviário dos bons tempos da primeira divisão cearense. Aí está a foto de 2004, enviada pelo colaborador Elcias Ferreira. A partir da esquerda (em pé): Anderson, Aderson, Adriano, Cícero César, Carlinhos e Pantera. Na mesma ordem (agachados): Gladstone, Romildo, Júnior Cearense, Arildo e Stênio. Detalhe: Júnior Cearense encerrou a carreira de jogador em 2014, quando passou a treinar o Guarany/S.

Capricho

Atenção Rafael Costa, Fabinho, Roger Gaúcho e Wescley! Não custa nada um pouco mais de capricho nas conclusões. O Ceará, na situação em que se encontra, não pode desperdiçar tantas chances quanto desperdiçou contra o Botafogo. O time não tem "gordura" para queimar. Portanto, que o aproveitamento seja melhor diante do Criciúma amanhã.

A vitória

A que deveria ter acontecido diante do Botafogo ficou para a próxima jornada. O Criciúma vem aí com o conhecido Neto Baiano, que jogou no Fortaleza em 2007. O time catarinense vem de empates com o Paraná (0 x 0) e América/MG (2 x 2) e vitória sobre o Bragantino. Tem como técnico Petkovic, sérvio ex-ídolo do Flamengo.

Definição

Logo na estreia ficou patente que o técnico do Ceará, Geninho, apesar do pouco tempo que teve para trabalhar, deu uma definição muito clara sobre o que queria de seu grupo. Daí um Ceará aplicado, marcando em cima e criando chances de gol. Assim, embora ainda seja cedo para uma apreciação conclusiva, há, sim, boas perspectivas para o time de Porangabuçu.

Tempo ao tempo

O processo de recuperação do Ceará ainda passará por difíceis estágios. O primeiro é sair da zona de rebaixamento. O Ceará está a cinco pontos do primeiro time fora da zona, o Luverdense, e tem duas vitórias a menos. Depois, quando estiver na faixa intermediária, aí poderá perseguir seu objetivo maior: o G-4. Detalhe: 15 pontos separam o Ceará do último do G-4, o Bahia, que está com 21 pontos e seis vitórias. Utopia? Talvez. Mas no futebol tudo é possível.

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros