Tom Barros

Terceira força estadual 

As duas maiores forças do futebol cearense são reconhecidamente Ceará e Fortaleza. Sim, qual a terceira força? Durante anos seguidos coube ao Ferroviário essa posição. Até a década de 1960 e meados da década de 1970, a torcida do Ferrão lotava estádios e chegava perto dos dois maiorias. Nas últimas décadas, porém, os títulos escassearam. A torcida coral foi sofrendo significativa redução. O time começou a fraquejar até desabar no abismo da segundona cearense. O Icasa, que já vinha demonstrando pujança, quase chegou à Série A nacional em 2013. Tornou-se símbolo vitorioso do futebol de Juazeiro e do Cariri. Houve quem o apontasse como a nova terceira força do futebol cearense. Os corais não gostaram. O assunto merece reflexão.

Desempenho

Nas últimas décadas as campanhas do Icasa têm sido superiores às do Ferroviário. A última vez que o Ferrão chegou a uma final cearense foi em 2003, quando ficou com o título de vice-campeão, perdendo para o Fortaleza por 2 a 1. Depois disso nunca mais o time coral conseguiu sequer chegar a uma decisão de Campeonato Cearense.

De volta

De 2003 para cá, o Icasa chegou a três decisões do certame cearense, todas diante do Fortaleza. Assim em 2005, assim em 2007, assim em 2008. No plano nacional, o Verdão subiu para a Série C, daí para a Série B e quase chegou à Série A. Mas agora parece ter começado uma viagem de volta. Caiu da B para a C, onde é lanterna, zero ponto.

Recordando

13.07.2011. Copa América na Argentina. Estádio Mario Alberto Kempes em Córdoba. Neymar congratula-se com o então técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, após a vitória sobre o Equador por 4 a 2, pela primeira fase do certame. Os gols da partida foram marcados por Neymar (dois) e Alexandre Pato (dois). Caicedo assinalou os dois gols do Equador. Mano substituíra Dunga após a Copa do Mundo de 2010 realizada na África.

Computo geral

No Campeonato Cearense, o Icasa está na primeira divisão, o Ferrão na segundona; no plano nacional, o Icasa está na Série C, o Ferrão fora das competições. O Icasa está acima do Ferrão na qualidade das competições de que participa, mas o critério para definir a terceira força cearense não pode ser apenas esse.

Avaliação

Qual então será a terceira força do futebol cearense? Há que se levar em consideração a história dos clubes. O Ferroviário tem nove títulos estaduais e 19 de vice-campeão. O Icasa só tem um título de campeão estadual (1992), mas no tapetão. E tem seis títulos de vice-campeão estadual. Neste aspecto a terceira força ainda é o Ferroviário.

Cidadão cearense

Evandro Nogueira, paraibano da gema, risonho, feliz, recebe hoje, às 18hs, no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Cearense. Iniciativa do deputado estadual Heitor Ferrer em reconhecimento ao trabalho que ao longo de tantos anos Evandro desenvolve nos meios de comunicação, máxime no Sistema Verdes Mares. Parabéns.

Curiosidade. O jogo de maior duração do antigo Campeonato Sul-Americano (hoje Copa América) foi o do dia 29 de maio de 1919 no Estádio do Fluminense no Rio: 150 minutos (tempo normal, mais duas prorrogações de 30 minutos cada). Na decisão o Brasil derrotou o Uruguai, 1 x 0, gol de Friedenreich, aos dois minutos da segunda prorrogação. O Brasil ganhou aí seu primeiro título do certame. Como não havia jogos à noite, essa partida começou às 14 horas. (Dados de Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros