Oportunas dificuldades
O empate Fortaleza 1 x 1 Asa, no Castelão, alerta aos sobre dificuldades futuras, após a fase classificatória. Logo no início o visitante fez 1 a 0 com Didira. Aí ficou à vontade e dificultou as iniciativas do Leão. Só aos 18 minutos, a primeira conclusão tricolor. Depois disso, o Fortaleza assumiu o controle. Perdeu chances incríveis com Pio, Genilson e Daniel Sobralense. Goleiro do Asa, Pedro Henrique, pegando tudo. Na fase final, o Asa fechou-se. Clara proposta: segurar o resultado. Quase conseguiu. Mas o empate fez justiça ao Fortaleza, já pelo que insistentemente buscou com Maranhão, Pio, Auremir e Lúcio. O gol de Maranhão tirou a frustração que adviria com a derrota. Aliás, derrota que voltou a assustar, quando Everton mandou a bola na trave tricolor na reta final. O empate conduz a boa reflexão.
Zona maldita
O que ninguém esperava aconteceu: o Ceará, de sério candidato ao G-4, termina a sexta rodada na zona de rebaixamento da Série B. E o Icasa, que há dois anos esteve a um ponto da Série A nacional, hoje está na lanterna da Série C do Campeonato Brasileiro, com quatro jogos e quatro derrotas. Saldo negativo de seis gols. Incrível.
Golaço
Maranhão teve lucidez e precisão impressionantes no belíssimo gol do empate. Quando recebeu a bola de Adalberto, puxou o contra-ataque. E aguardou o momento certo para definir, com percepção e paciência, entre passar a bola a Azulão ou concluir direto. Preferiu a segunda opção. Acertou cobertura milimetricamente calculada. Um golaço.
Recordando
Curiosidade: na história do Ceará Arlindo Maracanã foi único atleta que atuou em todas as posições, pois, por alguns minutos, substituiu até o goleiro Adilson, que fora expulso num jogo. Esteve no Ceara em 2001/2002, 2004/05, 2007/08 e 2009/11. Foi emprestado ao Ferroviário em 2011. Arlindo Maracanã foi revelado pelo Sampaio Corrêa em 1999.Hoje ele está na reserva do Sampaio, sendo também auxiliar técnico do clube.
Sobrevida
O técnico Silas Pereira, apesar da derrota do Ceará para o Sampaio, permanece no clube. Ganha sobrevida, mas sabe que dependerá do resultado do jogo com o Bahia, sábado próximo, no PV. Na minha ótica, Silas não é culpado, mas como no futebol brasileiro sempre quem paga o pato é o treinador, Silas sabe que ficará na berlinda até lá.
Notas & notas
Agência Estado e o site Futebol Interior divulgaram ontem, com detalhes, a demissão de Silas. Só esqueceram de avisar ao Ceará. Corrigiram depois. // Os lances mais bonitos do fim de semana: a sensacional defesa de Buffon, da Juventus, na decisão com o Barça. E a jogada de Felipe Coutinho no gol que marcou pelo Brasil sobre o México.
Artilheiro
Atacante Robert, quando no Fortaleza, deixou a marca de 30 gols. No fim de 2014 até anunciou sua possível aposentadoria. Desistiu. O Fortaleza não ficou com o atleta e o Ceará não mostrou interesse. Resultado: o Sampaio o contratou. Hoje o Ceará sofre em busca de um artilheiro para substituir Magno Alves. Aí Robert passou por aqui e meteu três no Ceará. Coisas da vida.
América do Sul. Dizem que bom mesmo no momento é o futebol europeu. É campeão do mundo com a Alemanha e tem os mais importantes e ricos times do planeta. É verdade. Mas o ataque arrasador do Barcelona, grande vencedor da Champions League, é de sul-americanos: o brasileiro Neymar, o uruguaio Suárez e o argentino Messi. E tem mais: o brasileiro Daniel Alves e o argentino Mascherano. Portanto, de onze jogadores, cinco são da América do Sul. E o melhor do mundo é o argentino Messi.