Tom Barros

Luta pelo poder no futebol

Erra quem pensa que o interesse da UEFA é somente o de moralizar o futebol mundial, máxime após estourar o escândalo da FIFA. Por trás do boicote à Copa da Rússia, ameaça anunciada pela própria UEFA, há um interesse maior: o elevado lucro financeiro que as Copas estão dando. Briga dupla: uma pelo poder e outra pelo dinheiro. Há anos FIFA e UEFA se estranham. Não há anjos na disputa. É preciso cuidado no exame da questão. A UEFA é o futebol europeu. A América do Sul é olhada de soslaio pelos dirigentes dessa entidade que é tão concentradora e dominadora quanto à FIFA. O Brasil, creio, deveria usar inicialmente de total isenção, aguardando a definição do cenário. É preciso saber se impor, pois pesa muito a força do único país que tem cinco estrelas no peito.

Recordando

2005. E assim se passaram dez anos... Inacreditável: torcida do Ceará começa a tirar a roupa do atacante Maurílio. E não era comemoração por algum título conquistado. Na verdade, a torcida comemorava o não rebaixamento do Ceará para a Série C do Brasileirão. Na última rodada, só escaparia se ganhasse do Vila Nova/GO. Nem o empate o salvaria. E o Ceará ganhou (2 x 0) no PV.

Dominó

Blatter anunciou que deixará a presidência da FIFA. Isso é apenas o começo de um desmoronar que certamente terá efeito dominó. Não será surpresa se, nos próximos dias, presidentes de confederações de países ligados a ele e também de federações passem a tomar o mesmo rumo. Preparem o desfile.

Futebol

Não há mal que não traga um bem, diz provérbio popular. Queira Deus que o futebol brasileiro, com tudo isso que está acontecendo, volte às origens. Volte seu olhar para dentro. Forme suas seleções com os valores daqui e não com valores impostos por interesses publicitários escusos, subordinados a empresas e aos ditames externos.

Campanha

A cada vitória o Fortaleza tem ampliada a autoconfiança do grupo. Vai solidificando a posição. Wanderson muito bem. Auremir mais à vontade. Assim também Vinícius Hess. O gol de Lúcio Maranhão reduz a pressão da torcida sobre ele e certamente permitirá que retome a frequência de gols. Isso é muito importante.

Preocupação

Embora a campanha do Fortaleza tenha 100% de aproveitamento, deve haver cuidado em não deixar que o êxito encubra alguns pontos ainda preocupantes. Um deles: os erros de finalização. Estes estão num patamar muito elevado. No primeiro tempo em Cuiabá, muita gente ficou com medo do tradicional "quem não faz leva".

Em alta

Pio, do Fortaleza, cada vez melhor. Seu desempenho em Cuiabá revelou sua ótima fase. Além dos gols, o trabalho em conjunto. Outro detalhe percebido: espírito de liderança que, em certos momentos, fez lembrar a liderança do volante Correia. A propósito, quando Correia voltar, aí o Leão terá mais força ainda para alcançar seus objetivos.

Voltas da vida

Quem não lembra de Jerome Valcke, o poderoso secretário geral da Fifa? Foi ele que no dia 2 de março de 2012 disparou: "O Brasil merece um chute no traseiro". Valcke reclamava do atraso nas obras para a Copa de 2014. Hoje, Jerome Valcke vê seu nome envolvido no escândalo da FIFA, embora negue tenha autorizado a transferência de US$ 10 milhões da entidade para Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, numa compra de voto. Valcke agora é quem está tomando um chute no traseiro.

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros