Tom Barros

Pausa para meditação

O Fortaleza pegou oito dias de folga na tabela. Ganhou do Vila Nova no dia 23 de maio e só jogará na próxima segunda-feira, 1º de junho, em Cuiabá no Mato Grosso. Boa pausa para meditação. Até agora, o Leão está num patamar que o leva mais uma vez à condição de favorito para passar sem problemas por esta primeira fase, a classificatória. São quatro vagas e, pela qualidade dos adversários, não vejo como o Fortaleza ficar fora. Manda a experiência que não se antecipe resultado, principalmente pelas zebras do futebol. Tudo bem. Sei que os nove concorrentes devem ser respeitados, no caso América/RN, Salgueiro, Vila Nova, Cuiabá, Asa, Águia, Botafogo/PB, Confiança e Icasa. Mas, sem soberba, será uma surpresa muito grande se o Leão ficar do quinto lugar para trás.

Recordando

2005. E assim se passaram dez anos... Jogadores do Ceará no Restaurante do Vovô. A partir da esquerda: Sandro, Camanducaia e Arlindo Maracanã. Não sei onde anda Sandro. Camanducaia (Marcelo Fernando Domingues Rezende) foi vice-campeão brasileiro de 1995 pelo Santos/SP. Arlindo Maracanã encerrou a carreira em 2013 no Sampaio Correia, onde iniciou a carreira de auxiliar técnico.

Falta de sorte

É incrível como determinados jogadores sofrem contusões exatamente no período em que estão em ascensão. Cito, por exemplo, o caso de Everton do Fortaleza. No justo momento em que alcançou sua melhor produção no esquema de Chamusca, sofreu séria contusão. Falta de sorte mesmo.

Outro caso

Situação semelhante à de Everton, do Fortaleza, foi a de Assisinho no Ceará. Assis estava cada vez melhor no esquema de Silas Pereira. As perspectivas eram de que ele alcançaria melhor ascensão no segundo semestre deste ano. Aí veio a grave contusão no jogo com o Paysandu no Pará. E Assis só voltará a jogar em 2016. Muita falta de sorte também.

Ele de novo

O Fortaleza enfrentará o Cuiabá no dia 1º de junho, segunda-feira próxima. Lá encontrará o volante/meia Bogé que tanto trabalho deu aos times cearenses quando jogava ao lado de Tozin no Luverdense. Não sei onde anda Tozin, mas no ataque do Cuiabá há um jogador perigoso no qual a defesa tricolor deve concentrar atenções: Nino Guerreiro.

Aproveitamento

O próximo adversário do Ceará, no dia 2 de junho, será o embalado Náutico, que tem 100% de aproveitamento em três jogos (9 pontos). Mas amanhã, sábado, o Náutico enfrentará o Sampaio em São Luís. Ótimo para Silas estudar melhor o adversário, além de contemplar o desgaste do mesmo. O Náutico é líder absoluto.

Regularidade

O jovem Tinga (21 anos), lateral-direito do Fortaleza, tem jogado bom futebol. Fruto da escolinha do Grêmio/RS, atuou pela Seleção Brasileira sub-20, onde era considerado uma promessa. Aqui chegou de forma discreta. Teve importante participação no gol do título estadual 2015. Ele tem tudo para fazer uma bela temporada na Série C nacional.

Extensão

O escândalo que abriu as entranhas da FIFA pode respingar mais longe do que se imagina. As confederações de diversos países passaram a ser alvo de desconfiança, máxime por denúncias antes formuladas por jogadores como Romário e Maradona. As palavras destes, antes não levadas na devida conta, ganharam consistência. E já agora se admite que ramificações poderão alcançar também federações estaduais. Quem não deve não teme. Mas quem deve pode colocar logo as barbas de molho.

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros