Julgadores na berlinda
O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva da FCF julgará amanhã o caso do Fortaleza que tanto transtorno causou há alguns meses. O mote volta à tona, suscitando tensões e atenções. Será o Fortaleza rebaixado para a segundona cearense? O Leão perderá o título estadual que tão brilhantemente conquistou em campo? O doutos julgadores mais uma vez na berlinda. O que todos esperam do Pleno? Resposta simples: que cada julgador deixe a camisa de seu clube no guarda-roupa e saiba, com altivez, vestir a toga da decência e da imparcialidade.
Sutileza
Daniel Sobralense, pela experiência, sabe dosar energias. Seus lampejos são definidores. Ajustar suas participações com Elias será missão igualmente sutil de Marcelo Chamusca.
Artilheiros
No país de Edson Arantes do Nascimento, Leônidas da Silva, Ronaldo Nazário, Arthur Friedenreich, Carlos Roberto de Oliveira, Arthur Antunes Coimbra e Romário de Souza Faria, há carência de artilheiro. Inadmissível. Isso num país vocacionado para o ataque...
Cearense
Qual o último artilheiro cearense que se tornou ídolo de verdade? Se não me falha a memória, Clodoaldo. Depois dele, nunca mais. Cadê nossas escolinhas? Que carência, gente. Qual o motivo num país que já foi celeiro permanente?
"O Assisinho terá todo o apoio do clube durante o processo de recuperação. Além de ótimo jogador, ele é um excelente caráter".
Diego Cerri
Gerente de futebol do Ceará
FCF
Mais uma vez um time perde a vaga na Série A cearense em razão de erro na contagem dos cartões aplicados aos jogadores. O primeiro foi Crateús. O segundo, agora, o Uniclinic. É um absurdo erro dessa natureza. Erro maior ainda porque não a primeira vez que isso acontece. Agora a pergunta: por que a FCF só aparece para punir?
Auxiliar
Ora, se é a FCF detentora das súmulas oficiais, nada impediria que esse órgão auxiliasse os clubes na contagem e acompanhamento dos cartões aplicados. Isso daria segurança aos times e evitaria os dissabores como o que agora afligiu o Uniclinic. A FCF daria um exemplo de organização se assim agisse. Mas parece mais fácil punir.
Repensar
O técnico Vladimir de Jesus tem trabalhado muito nesta fase transitória por que passa o Icasa. As duas derrotas nos dois jogos iniciais geraram apreensão. Sábado, ao receber o Salgueiro no Romeirão, terá ótima oportunidade de alcançar a primeira vitória. Nova derrota deixará Vladimir numa incômoda situação. Lamentavelmente é assim no futebol brasileiro.
Recordando
Os mais veteranos narradores esportivos do Estado são Gomes Farias, Júlio Sales e Vilar Marques. Geração talentosa que desafia o tempo, embora concorrendo com novos valores. Eu praticamente deixei de narrar futebol. Iniciei minha carreira pelas mãos de meu vizinho, querido e saudoso Jubemar Palmela de Aguiar. Em 1964, nos testes a que me submeti no programa Tarde Esportiva, sob o comando do saudoso Gilvan Dias na Rádio Uirapuru, um dos jurados era justamente Júlio Sales. No "Pássaro" trabalhei com o Júlio e com o Vilar. Com o Gomes Farias trabalho até hoje. O tempo passou, mas Farias, Júlio e Vilar continuam narrando com perfeição.
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros