Santa Maria de Belém
Adorável Belém. Santa Maria de Belém do Grão Pará. Lá é difícil time visitante vencer, mas o Botafogo/RJ venceu. Ganhou do Paysandu (0 x 1) no Mangueirão. Acho muito bonito o nome desse estádio, sem as frescuras de Arena pelo meio. É aí que o Ceará buscará sua segunda vitória. Tem condições. Ricardinho em grande fase. Marinho crescendo muito de produção. O homem tem velocidade e força física. Assis, de bem com a vida e com os gols. Cuidado com o Pikachu. Esse ala do Papão apoia bem, cria, incomoda, finaliza. Vi o jogo do Paysandu com o Bragantino. Foi muito mal. Perdeu em Bragança. Não vi o jogo em que o Paysandu ganhou e eliminou da Copa do Brasil o ABC em Natal. Repito a observação que fiz ontem: jogo fácil em Belém é exceção das exceções.
Recordando
2005. E assim se passaram dez anos... Ferroviário numa época em que ainda podia formar um time razoável. Lá estavam alguns bons jogadores como o goleiro Rodrigo, o meia Raul e o meia Cleyton. Nesta foto, o técnico Salvador Barbosa conversa com o grupo na Vila Olímpica Elzir Cabral, no estádio do clube na Barra do Ceará. Em 2005 o Ferrão foi terceiro lugar no Campeonato Cearense. Fortaleza, campeão; Icasa vice-campeão.
Ídolo
Como falar de Belém sem citar o volante Agnaldo, "seu Boneco", notável ídolo do Remo e que também foi campeão paraense pelo Papão. Hoje Agnaldo é técnico. Ele sempre foi um obstáculo para os cearense. O Paysandu de hoje não tem um Agnaldo e nem sequer alguém que lembre esse que foi um dos melhores volantes que vi jogar.
Ajuda
O jogo na Mangueirão ajuda o Ceará. É campo neutro, pois a pista de atletismo deixa a torcida bem distante do gramado. Mais um fator para levar o Ceará a bom resultado. Se fosse na Curuzu ou no Baenão ou no antigo Estádio Francisco Vasques, Deus meu... Mas o Mangueirão oferece todas as condições e mais alguma coisa. É ótimo.
Só um Pio
O Victor Pio, importante zagueiro do Vila Nova, não veio. Nenhum Pio no Vila, adversário do Leão hoje. Quem tem Pio é o Fortaleza. E o Pio tricolor é versátil. Pode até, com seu chute poderoso, arriscar mais as conclusões de longa distância. Elias entra como titular no Leão. Hora de Elias mostrar sua condição no momento. A chance está aí.
Pêsames
Meu pesar pela morte do ex-deputado e ex-presidente do TCM, Airton Maia Nogueira, desportista, torcedor do Ferroviário. Tive ótima convivência com ele, quando trabalhei com seus irmãos, saudosa Neide Maia e Aderson Maia (Dedeco) na Rede Tupi. Pêsames também à família de Abel Castelo Branco, morto no mesmo acidente que vitimou Airton.
Professor
Sempre que há jogos em Belém, lembro do querido amigo, narrador Júlio Sales. Foto de uma das visitas que me fez no Debate Bola (TV Diário). Em 1967, direto de Belém, terra do Júlio, fiz minha primeira narração interestadual: Remo x Calouros no Baenão. Foi pela Rádio Uirapuru. Lá, a família do Julinho me deu o maior apoio. Júlio, o professor, segue firme no batente.
Mesmo grupo
Não vejo maiores problemas de classificação do Fortaleza no Grupo A. São quatro vagas e o Leão começou com vitória sobre o Icasa. É cedo para avaliação definitiva, mas vejo o Fortaleza bem comandado por Marcelo Chamusca, apoiado por uma diretoria de futebol que tem à frente o competente Marcelo Paz. Quanto ao Icasa, ainda uma interrogação. Uma vitória sobre o América/RN amanhã será essencial. Uma segunda derrota seguida certamente abalará o moral do grupo.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros