Tom Barros

Nível atual ainda não dá

Analisei o jogo do Ceará em Curitiba. Derrota (1 x 0) para ao Paraná, de Nedo Xavier. Analisei o Ceará em Belo Horizonte. Empate (1 x 1) com o América/MG no chamado jogo de ida, segunda fase da Copa do Brasil. Em ambos, nem de longe a lembrança do Ceará dos jogos contra o Vitória na semifinal da Copa do Nordeste e dos jogos contra o Bahia na decisão dessa mesma competição. O alvinegro entra na fase de transição que é sempre uma incógnita. Agora, na remodelação, cobrança maior sobre os jogadores que estão entrando. O time terá de melhorar muito, se quiser subir para a Série A.

Nível. Apesar das alterações no Ceará, quem, na minha avaliação, vem mantendo o ritmo e a maneira de jogar é o volante Uillian Correia. Mas observo que, com Ricardinho ao lado, Uillian se mostra mais solto, mais à vontade. Recordando. Nordestão de 1969. Setor Nordeste - Grupo 1, Galícia/BA, CSA, Náutico, CRB, Feira/BA, Sergipe e Confiança. Grupo 2, Sport, Ceará, Fortaleza, ABC, América, Treze e Botafogo. Fase final Nordeste: Ceará (campeão), Galícia (vice). Setor Norte, Grupo 1, Sub-grupo A, Flamengo, River e Piauí; sub-grupo B, Ferroviário/MA, Sampaio Corrêa e Maranhão. Grupo 2, Sub-grupo A - Remo, Tuna e Paysandu. Sub-grupo B - Nacional/AM, Olímpico e Fast. Final Norte: Remo (campeão), Ferroviário/MA (vice). Final Norte/Nordeste: em Belém Remo 2 x 1 Ceará. No PV Ceará 3 x 2 Remo. Jogo desempate (Ceará 3 x 0 Remo). Ceará campeão do Nordestão. Pesquisa de Eugênio Fonseca.

O melhor

Há coisas que eu não entendo no futebol cearense. Alan, lateral-direito do Icasa, foi o melhor do Campeonato Cearense, superando os concorrentes Tiago Cametá, Samuel Xavier e Tinga. Aí, os chamados times grandes da capital não se interessaram pela contratação dele.

Vitória e empate

Fernando Bezerra e Marcelo Bahia lembram que errei ao registrar que o Fortaleza foi campeão com duas vitórias sobre o Ceará. Corrijo: houve uma vitória tricolor e um empate. É que aquele empate na final pareceu uma vitória mesmo.

"São muitos jogos seguidos. Daí a necessidade de, numa avaliação e adaptação, usar também jogadores que não eram titulares".

Silas Pereira

Técnico do Ceará (explicação Dada em Belo Horizonte)

Campeão

Do leitor Marcelo Bahia: "Sobre os Ferroviários espalhados pelo Brasil, há o Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa no Paraná, um time de 103 anos de história, agora em 2015 pela primeira vez campeão estadual paranaense, com duas vitórias sobre o Coritiba (2 a 0 e 3 a 0). Há também a Desportiva Ferroviária de Vitória/ES". Valeu, Marcelo.

Caixa de entrada

De Roberto Carvalho: "Sobre o golaço de Messi, que desmontou Boateng, vale o detalhe: Messi, com a perna esquerda, deixou o zagueiro esparramado no chão. E, com a perna direita, deu um toque lindo, para dentro do gol. Clodoaldo fez muitos gols por cobertura, pelo Fortaleza, também com toques sutis, mas só com a genial perna esquerda.

Único campeão

Nas 43 disputas da Copa América (ex-Campeonato Sul-Americano), de 1916 a 2011, dois são os artilheiros: Zizinho (Brasil) e Norberto Mendez (Argentina), 17 gols cada. Dentre os quatro cearenses que disputaram a competição (Zé de Melo e Geroldo em1959, Jardel em 2001 e Dudu Cearense em 2004, só Dudu (foto), hoje no Fortaleza, foi campeão. Dados de Airton Fontenele.