Longa caminhada
Começou a ontem Série B, que nos interessa de perto pela presença do Ceará. E só terminará no dia 28 de novembro. Sete meses de disputa. Um certame, pois, de longa duração. O Ceará começou diante do Paraná, em Curitiba, e concluirá sua participação diante do Macaé do Rio de Janeiro. O fim do chamado "primeiro turno", ou seja, a metade da competição, acontecerá no dia 15 de agosto, quando será realizada a 19ª rodada. Então começará a etapa de volta, a mais difícil, já pelos desgastes. É aí que os times dão os primeiros sinais de fadiga. E a vantagem será das equipes com melhor preparação física e também para aquelas que têm menor média de idade. Eis, portanto, a caminhada a ser seguida pelo Ceará. Muitos desafios, muitas incertezas e um só objetivo: subir.
Nos Estados Unidos
A aviação desportiva cearense esteve muito bem representada na feira aérea internacional de Lakeland (a Sun & Fun) na Flórida, Estados Unidos, uma das mais importantes do mundo. Por lá passam 5.000 aeronaves e há 600 expositores. A partir da esquerda: aviadores João França, Demerval Castelo Branco Diniz Filho e Fernandinho Diniz, integrantes do expressivo número de pilotos do Catuleve/CE, que marcou presença no evento.
Recordando
Famosa torcedora do Ceará, dona Chaguinha, que marcou época no PV nas décadas de 1940 e 1950. Torcedora símbolo do Ceará, foi no PV a primeira mulher a apitar futebol no Estado do Ceará. Era parteira e mãe do saudoso fotógrafo Zé Rosa. Ficou conhecida pela "fúria" com que defendia seu time, sempre usando uma sombrinha. Seu lugar era cativo no PV.
Resultados
Os primeiros resultados são indicativos de uma situação que deve ou não ser alterada. Para isso, as cinco partidas iniciais são muito importantes. Quem mais rápido fizer a correção de rumo terá grande proveito. Como diz Wanderley Luxemburgo, um time que pretende ser campeão tem de abrir boa margem de pontos no primeiro turno. Isso é fundamental.
Não é tudo
Acumular pontos é mesmo fundamental, mas não é tudo. Num dos certames recentes, o Ceará virou a primeira etapa na liderança, mas tamanho o mergulho nos "segundo turno" que por pouco não foi ao rebaixamento. Creio que o mais correto é a manutenção de um padrão nos dois turnos. Quem assim procede dificilmente perde o contato com o G-4.
Série C
O Fortaleza, que vem de dois importantes êxitos consecutivos (título estadual sobre o Ceará e vitória diante do Coritiba pela Copa do Brasil), prepara-se agora para estrear contra o Icasa na Série C. Essa competição é certamente a mais importante do ano para o Leão. Se não conseguir subir para a Série B, 2015 findará com terrível frustração.
Adversários
Na Série C o Fortaleza terá pela frente, no Grupo A, times bem conhecidas da região. Exemplo: ASA/AL, América/RN, Botafogo/PB, Icasa/CE e Confiança/SE. Uma espécie de Nordestão embutido na competição. De mais longe virão o Águia de Marabá/PA, o Cuiabá do Mato Grosso e o Vila Nova/GO. São os obstáculos que o Leão terá.
Desafios
Na primeira fase da Série C, de cada grupo de 10 clubes (A e B), os primeiros quatro times estarão classificados para a segunda fase. Nesta, já no sistema mata-mata, os oito clubes serão divididos em quatro grupos de dois times que disputarão jogos de ida e volta. Assim até a fase final. Os quatro clubes classificados para a terceira fase ascenderão para a Série B em 2016. E os dois últimos clubes de cada grupo inicial (A e B) estarão rebaixados. Taí o maior desafio do ano para o Fortaleza.