Efeitos das decisões
Os tribunais esportivos, quando compostos por pessoas íntegras, inteligentes, de boa formação jurídica e conduta ilibada, prestam bons serviços, máxime quando fazem cumprir a legislação pertinente, aplicando as devidas penas aos infratores. Quando, porém, os tribunais esportivos são compostos por apaixonados torcedores, há notório risco de desvirtuamento de suas elevadas funções. No lugar da toga, o uniforme do clube; no lugar da isenção, a tomada de partido pelo time do coração; no lugar da sensatez, a inconsequência; no lugar da altivez, a baixaria; no lugar do saber jurídico, o atropelo às leis. Quando os "doutores da lei", por algum motivo, dão margem a suspeições, a credibilidade de um tribunal logo se evapora.
Momento ideal
A responsabilidade dos tribunais desportivos é muito maior do que certamente entendem os seus próprios integrantes. Uma sentença dada pela paixão, ao arrepio da lei, sempre provocará reações imprevisíveis da massas torcedoras. Assim, inevitáveis os atos de violência e a insegurança pública. Há sempre o momento ideal para julgar.
Sensibilidade
Os "doutores da lei" do desporto cearense devem lembrar que não são senhores acima do bem e do mal. Suas vaidades pessoais não podem prevalecer quando diante dos interesses coletivos. E a arrogância, não raro demonstrada, no lugar de fortalecê-los, mais os fragiliza perante a opinião pública. Uma dose de humildade não faz mal a ninguém.
Recordando
Já que tanto falamos em Gilvan Dias, goleiro que, defendo o Ceará, marcou época na Fonte Nova em 1959, ei-lo em outra foto. Esta foi batida na década de 1970, na Rádio Dragão do Mar. A partir da esquerda (em pé): locutor Almir Pedreira, o narrador Jaime Rodrigues e Gilvan Dias, na época comentarista da emissora. Na mesma ordem (sentados): o 2º é Oscar Roque e o 3º é o general Almir Macedo de Mesquita.
Ídolo Zico
A cidade de Sobral já vive a expectativa de ver ali Zico e companhia. Será a exibição de uma seleção master, envolvendo ex-ídolos do Flamengo como Adílio, Rondinelli, Cláudio Adão, Athirson e Ronaldo Angelim. E, claro, o maior de todos os ídolos flamenguistas: Zico. O prefeito Veveu está dando amplo apoio à promoção que promete lotar o Junco.45
No Vasco
Como todos sabem, sou admirador do Vasco da Gama. Daí acompanhar de perto esse time carioca. O meia Elias, agora contratado pelo Fortaleza, jogou no Vasco. Lembro dele nesse período no time cruzmaltino. Bom jogador. Na época, rápido, com ótima leitura de jogo e saída ao ataque. Resta saber qual a sua situação no momento.
Volante
Para os jogos finais com o Ceará, um dos esteios do Fortaleza certamente será o volante Corrêa, maior referência tricolor, pela garra, eficiência, competência, tudo. Daí o esforço concentrado de médicos, fisioterapeutas e preparadores físicos do Leão no sentido de colocar 100% em forma o experiente jogador. Ele faz mesmo a diferença.
Percalços. Há uma orquestração, ora ostensiva, ora velada, no sentido de esvaziar os certames estaduais. Hoje, poucos são os que estimulam a realização dessa disputa que perde prestígio para a Copa do Nordeste. O interior, exceto os polos de desenvolvimento de Juazeiro do Norte e Sobral, experimenta grave crise de competitividade. E os "tapetões", com suas decisões inoportunas e esdrúxulas, só criam transtornos e obstáculos ao curso normal do campeonato cearense. Assim tudo fica muito difícil.