Tom Barros

Outro finalista

O futebol, com suas surpresas monumentais, não permite ao cronista antecipar resultados por maior que seja a diferença entre os adversários. Além do Fortaleza, já garantido, qual será o outro finalista do "estadual"? Resposta simples: o Ceará. Mas como afirmar que o Ceará será o outro finalista, se eu acabei de dizer que o futebol com suas surpresas monumentais não permite antecipações? Incoerência de minha parte? Loucura? Ou as duas coisas juntas? Loucura de minha parte. Incoerência de minha parte. Jamais posso antecipadamente tirar o Guarani da grande final. Jamais posse dizer que o Leão do Mercado já está fora. Lembro do macaco velho que não mete a mão em cumbuca. Mas, no íntimo dos corações, certamente até mesmo boa parte dos torcedores do Guarani pense assim...

Recordando

03.02.2006. Há nove anos esta foto foi batida. A partir da esquerda: Zagallo e Parreira (então na comissão técnica do Brasil) e o ex-jogador Dunga, quando do lançamento da nova camisa da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro. Zagallo e Parreira perderiam a Copa de 2006. Em 2010, já como técnico da Seleção Brasileira, Dunga perderia a Copa da África. Hoje Dunga voltou ao comando da Canarinho, onde faz trabalho otimista para a Copa América.

Sobras

O Ceará tem tantas alternativas no elenco que há até usado o "segundo quadro" na Copa do Brasil. Assim nos dois jogos com o Confiança, em Aracaju e aqui. O Guarani, pelo contrário, não encontra alternativas no mesmo nível para substituir Tourun e Zé Augusto. Elenco limitado, sim, o do time de Juazeiro, mas o que não falta é vontade de vencer.

Entrevistas

Durante toda a semana vi as reportagens que a repórter Lorena Tavares fez para a TV Diário com os jogadores do Guarani. Deles unânime o reconhecimento a respeito da superioridade do Ceará. Postura humilde, mas jamais de desistência da luta, de deserção, de abandono. Assim virão Valclício, Gleidson, Niel, Roberto Jacaré, Regineldo, Paulo Ricardo...

Exigências

Nos dois jogos recentes, a torcida do Fortaleza vaiou o time, mesmo tento conquistado os objetivos propostos: vaga na decisão cearense e classificação para seguir adiante na Copa do Brasil. Se os objetivos foram alcançados, qual o motivo das vaias? Primeiro, o torcedor adora vaiar; segundo, o time realmente não jogou bem.

Na frente

Entendo que as vaias ao time do Fortaleza soam mais como advertência. Certamente, no entendimento da torcida, o atual padrão dificultará a conquista do título estadual. Daí a pressão. Daí o beliscão dado no técnico Marcelo Chamusca para que ele passe a exigir melhor desempenho do grupo. É o torcedor olhando lá na frente.

Consequência

A culpa do insucesso do Ferroviário não é dos técnicos que por lá passam. As dificuldades vêm sendo acumuladas ano após ano. O técnico Raimundo Vagner, o Raimundinho, foi apenas mais um que não deu certo. A sua alegria de treinar a equipe desmanchou-se ante a cruel realidade na Barra. Que o novo treinador, Cícero Monteiro, tenha melhor sorte.

Ascensão

A segundona cearense terá boa rodada. Hoje o Tiradentes, líder absoluto, enfrenta o Maracanã (3º). Mesmo que perca, o Tigre dificilmente perderá a condição de líder, pois, embora passe a ficar com o mesmo número de pontos e de vitórias do concorrente, Maracanã teria de tirar a diferença de dez gols que tem a menos. Também Hoje Crateús (7º) recebe Itapajé (4º). Amanhã, o vice-líder Uniclinic enfrenta o lanterna Barbalha. E o Crato (6º) recebe o Ferroviário que está de técnico novo.