Favorito, sem soberba
O Fortaleza tem todas as vantagens: joga em casa, tem o apoio da torcida e só precisa de um empate. Teoricamente tem elenco melhor que o do River e os recentes confrontos atestam isso. De qualquer forma, respeito, muito respeito ao visitante treinado pelo cearense Flávio Araújo. Não gostei do Fortaleza, domingo passado, no jogo de volta com o Icasa pela semifinal cearense. A torcida também não gostou. Vaias ecoaram. Não precisava disso. Afinal, o tricolor acabara de garantir a vaga na final cearense. Vida que segue. Hoje é Copa do Brasil. Leão favorito. Mas cuidado com a soberba.
Apoio
No jogo de volta contra o Icasa, o lateral-direito do Fortaleza, Tinga, apoiou bem. Mas perdeu dois ótimos momentos de gol, sendo um deles mais incrível já pela pouca distância da trave. Caprichar mais é preciso, Tinga.
Finalização
Uma preocupação a mais no time do Fortaleza é a dificuldade de acerto nas finalizações. Nos primeiros 20 minutos do jogo com o Icasa, houve uma sequência em que Tinga (duas vezes), Lúcio Maranhão, Cassiano e Everton tiveram tudo para fazer o gol. Não fizeram.
Futuro
Ajustar o acerto nas finalizações é urgente tarefa tricolor, não só para hoje, mas muito mais para as finais do "estadual" que certamente exigirão maior índice de precisão, máxime se o adversário do Fortaleza for mesmo o Ceará.
"Se o Botafogo voltar à 1ª divisão, fico pelada! Fico peladíssima. Vou vir vestida apenas com uma coleira com a inscrição Botafogo".
Maitê Proença
Atriz
A frase
Ainda repercute a frase que Maitê disse no programa "Extra Ordinários", do SporTV. Se a moda pegar e vier para a segunda divisão dos "estaduais", haverá muita torcedora certamente disposta a imitar a atriz. Em setembro de 2014, Maitê, bem vestida, esteve em Fortaleza e visitou a casa do pesquisador Airton Fontenele.
Camisas
Camisa amarela, verde-limão, sei lá... Barcelona, de Neymar, sem a camisa tradição. Horrível. Assim como a camisa amarela do Ferroviário. Não dá. Reconheço. Sou chato nessa parte de gostar dos uniformes originais. Aquela camisa dourada do Ceará. Achei feia. Uma que o Vasco inventou com uma gigante cruz azul. Feia. Deus meu...
Homenagem
Fares Lopes deu muito de si ao futebol, máxime quando presidiu a FCF e a Fadec. A imprensa gozava de prestígio no Castelão. Fares (foto) morreu em 2004. Aí foi instituída a Copa Fares Lopes. Correu um boato de que essa Copa seria extinta. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, desmentiu. "Enquanto eu estiver à frente da FCF, a Copa Fares Lopes será realizada", disse.
Recordando
Em 1969, a Rádio Dragão do Mar, presidida pelo general Almir Macedo de Mesquita, tinha boa equipe esportiva. O chefe do departamento era o comentarista Gilvan Dias, que fora goleiro campeão cearense pelo Gentilândia em 1956 e depois, já como treinador, campeão cearense pelo América em 1966 e vice da Taça Brasil pelo Fortaleza em 1968. Durante anos Gilvan foi lembrado pelos baianos como o goleiro que teve a mais brilhante atuação de todos os tempos na Fonte Nova. Foi no dia 29 de setembro de 1959 no jogo Bahia x Ceará pela Taça Brasil. No jogo de ida, no PV, 0 a 0. No jogo de volta na Fonte Nova: 1 a 1. A decisão foi para a prorrogação. No último minuto dessa prorrogação, Léo marcou Bahia 1 a 0 e eliminou o Ceará. O Bahia seguiu em frente e tornou-se campeão da Taça Brasil diante do Santos no Maracanã, Rio de Janeiro.