Tom Barros

Time alternativo

Não há como admitir com a mesma formação o Ceará encarar a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense que correm de forma paralela. Assim, mais uma vez, o Vozão opta por um time alternativo para enfrentar o Confiança logo mais no PV. O time de Sergipe está bem no "estadual" de lá. O Confiança vem de três vitórias consecutivas. No quadrangular final, já ganhou do Socorrense por 1 a 0, goleou o Estanciano por 4 a 1 e aplicou 1 a 0 no Lagarto. Busca o bicampeonato, é líder e chegou cheio de moral para enfrentar o Ceará. Como na ida em Sergipe foi 0 a 0, o Confiança complica se assinalar gols no PV. Motivo simples: para cada gol do visitante, o Ceará terá de assinalar dois. Portanto, a zaga alvinegra deverá estar mais atenta do que nunca.

Recordando

2002. Faz treze anos que essa foto foi batida. A repórter e apresentadora Gabriela de Palhano na época em que ela comigo apresentou algumas edições do Nordeste Rural pela TV Verdes Mares. Eu sigo no batente aqui no Sistema Verdes Mares. Gabriela, com sua graça, beleza e elevada competência profissional, transferiu-se para a TV Globo/RJ, onde deu sequência à sua carreira de jornalista. Faz anos não a vejo pessoalmente.

Oportunidade

Um time alternativo é ótimo para os jogadores que buscam afirmação ou para os que ainda não tiveram as devidas chances no time principal. Cito, por exemplo, os atacantes Robinho e William e os meias Wescley e Marcos Aurélio. Sim, alguns já atuaram várias vezes no time titular, mas ainda não mostraram a regularidade de produção exigida pela padrão do grupo.

A caminho

O atacante do Ceará, William Salles, ainda não alcançou produção à altura do que ele pode apresentar. O potencial de William é muito grande. Mas a fase dele é apenas razoável se comparada aos grandes momentos vividos no Santos (2001 a 2005), Fortaleza (2007) e Avaí (2008/2009), dentre outros. Uma coisa é importante: é visível a sua luta pela retomada.

Vantagem

Amanhã, o Fortaleza terá boa vantagem sobre o River no jogo de volta pela Copa do Brasil. Em casa, precisa apenas empatar. Mas é bom não esquecer a sonolência que tomou conta do Leão no empate (2 x 2) pela Copa do Nordeste. O Fortaleza fez 2 a 0, mas nos 15 minutos finais sofreu o empate e quase tomou a virada. Desatenção assim é inadmissível.

Surpresas

Pela Copa do Brasil, em Teresina, o Fortaleza ganhou bem. Mas o sistema especial de disputa dessa competição, que dá peso dois para o gol para fora de casa quando há igualdade de pontos, tem proporcionado surpresas monumentais. Quem não lembrada virada do Botafogo que fez dois gols nos acréscimos e eliminou o Ceará?

Lance genial

No jogo de ida diante o Confiança, em Aracaju, o atacante do Ceará, Robinho, fez uma jogada genial. Com dribles curtos, livrou-se de vários adversários e, ao ingressar na área, executou a finalização. Errou. Perdeu um gol que, pela bela feitura, certamente ganharia espaços nos jornais e redes de televisão. Nada não. Taí nova chance, Robinho. Aproveite!

Notas & notas

Menção especial à dupla de zaga do Ceará, Sandro e Carlão, que substituiu a zaga titular, (Charles e Gilvan). Sandro e Carlão trabalharam no mesmo nível. /// Hoje a segundona cearense tem rodada interessante: o líder Tiradentes pega pedreira em Itapajé; o vice-líder, Uniclinic, recebe em casa o Maracanã; o Ferroviário visita Crateús e tenta dar o troco no Estádio Juvenal Melo. Detalhe: Tiradentes e Uniclinic estão numa posição privilegiada na luta para voltar à Série A cearense.