Erros imperdoáveis
O Fortaleza foi eliminado da Copa do Nordeste por razões ostensivamente claras. Primeiro em não abrir melhor vantagem no Castelão, quando teve tudo para fazê-lo, inclusive com o pênalti a favor. Aliás, a perda do pênalti foi duplamente fatal: abateu o ânimo do grupo no próprio jogo e não permitiu a distância de dois gols que dificilmente o Sport tiraria na Ilha. O segundo erro foi adotar modelo tático muito abaixo da "linha do equador". Optou por marcar a partir da linha intermediária. Aí chamou demais o Sport. Aí se mostrou inferior. Aí deu a senha para que o Sport percebesse nos cearenses o medo de atacar. Aí foi aberto o caminho da derrota. Aí foi levado ao caminho dos pênaltis. E aí, finalmente, pelo continuado pânico, levado à eliminação.
Recordando
06 de janeiro de 2006. Estádio do Junco em Sobral. O técnico do Guarany, Paulo Jorge Zagallo, de boné branco, orienta o goleiro do Bugre, quando de um exercício preparatório para a estreia do time no Campeonato Cearense daquele ano. Paulo Zagallo é filho do Zagallo, que como jogador foi bicampeão mundial pelo Brasil (1958/1962) e como técnico ganhou o tricampeonato mundial pela Canarinho em 1970 no México.
Descontinuidade
Não consigo entender como o Fortaleza de dominador no Castelão passou a amplamente dominado na Ilha do Retiro. Compreensão que se torna mais difícil porque a escalação tricolor foi a mesma que obteve não apenas a vitória aqui, mas, muito mais que isso, a dominação incontestável e absoluta. Inexplicável descontinuidade.
Outras metas
Ao Leão cabe fixar atenções nas competições que terá pelo caminho. Já amanhã encara o River no em Teresina (Copa do Brasil). No dia 10 de março, o River foi derrotado pelo Ceará no PV (1 a 0). Antes, em fevereiro, o Vozão empatara com o River no Albertão. Esse time treinado pelo cearense Flávio Araújo costuma dar muito trabalho no Albertão.
O próximo
A história de Ceará x Vitória é cheia de momentos especiais. Num deles, na década de 1970, o Ceará foi a Salvador para uma temporada amistosa e aplicou 7 a 2 no time baiano. Durante bom tempo o Vitória foi chamado de "Seu Sete", principalmente nas provocações da torcida do Bahia. Agora mais dois confrontos com o Vozão.
Zico e companhia
O comentarista Bechara esteve em Campina Grande, onde viu o jogo do time do Zico, que poderá fazer apresentação em Sobral. No time do Zico atuam nomes famosos como Cláudio Adão, Zinho, Rondinelli, Adílio e Tita, dentre outros. Em Sobral deverá enfrentar uma seleção formada Sérgio Alves, Celso Gavião, Serginho e outros famosos.
Trunfo
Superada mais uma fase, novamente na campanha vitoriosa do Ceará o talento de Magno Alves. Assim na etapa classificatória; assim nas quartas-de-final. Agora, na fase semifinal, ele é o trunfo do Ceará para superar o Vitória. Magno tem feito a diferença pelo conjunto de sua produção. Quando não assinala gol, deixa o companheiro no ponto para marcar. É incrível.
Comparações
O Vitória, na fase inicial da atual Copa do Nordeste, teve melhor pontuação que o Ceará. O Vitória somou 16 pontos; o Ceará somou 12. O Ceará terminou invicto; o Vitória perdeu um jogo para o Confiança/SE. Os adversários do Vitória foram América/RN, Confiança/SE e Serrano/BA. Os adversários do Ceará foram Fortaleza, River/PI e Botafogo/PB. Já nas quartas, com dois triunfos (1 x 0 e 4 x 2) o Vitória eliminou o América. O Ceará, com duas vitórias (2 x 0 e 2 x 1), eliminou o Salgueiro.