Meritocracia no futebol
Redação
Se, no lugar da classificação isolada por grupos (B-1 e B2), tivesse ficado estabelecida a classificação dos quatro com melhor pontuação ou campanha pelos critérios conhecidos, teria entrado o Quixadá (melhor pontuação) e não o Guarani, time de inferior campanha. Lamentavelmente os redatores dos regulamentos não cuidaram dessa parte.
Difícil
No modelo mata-mata nem sempre o melhor termina campeão. A Copa do Mundo, que adota modelo misto, tem sido exemplo clássico de torneio onde nem sempre a melhor seleção consegue o título. Assim com o Brasil de 1950, a Hungria de 1954 e a Holanda de 1974. Essas seleções até chegaram à grande final, mas pelo risco de um só jogo acabaram perdendo o título.
Recordando
Março de 2006. Estádio Castelão. Clássico Fortaleza x Ferroviário. No banco, dando sinais de apreensão, o então meia do Ferroviário, José Gerardo Moreira Júnior, mais conhecido por Júnior Cearense. Ele atuou como jogador profissional até 2014, quando defendeu o Guarany de Sobral e lá encerrou a carreira de jogador. Passou a atuar como técnico do próprio Guarany, sua primeira experiência na nova função.
Da terrinha
Dos quatro técnicos que vão disputar as semifinais cearenses, três foram forjados aqui: Vladimir de Jesus, Washington Luís e Silas Pereira. Só Marcelo Chamusca não começou no futebol cearense. Os primeiros passos de Silas como técnico aconteceram no Pici como auxiliar de Zetti. Depois, com a saída de Zetti, Silas assumiu.
Segundona
Com cinco rodadas realizadas, o Uniclinic lidera com13 pontos, invicto, quatro vitórias e um empate. O Ferroviário, está em quinto lugar com sete pontos, mas aquém do que esperava sua torcida. Ferrão enfrentará o Barbalha, no PV, dia 28, sábado. A propósito, Barbalha está na oitava colocação, mas com um jogo a menos (quatro).
Aposta
Quem acredita que o Guarani/J seja capaz de eliminar o Ceará na fase semifinal cearense? Pelo menos o técnico do Guarani, Washington Luís, deve passar ao seu grupo a convicção de que tal situação é difícil, mas não impossível. Mas, convenhamos, a diferença técnica favorável ao Ceará é muito grande. Washington terá mesmo de apostar na zebra.
Selecionadas. Hoje, às 17 horas, no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris, amistoso França x Brasil. Muito equilíbrio. De 1930 a 2013, 15 jogos entre seleções principais (6 vitórias do Brasil, 5 da França, 4 empates). O Brasil marcou 24 gols, a França 19. Atual ranking da Fifa: Brasil, 6º; França, 8º. Dos atuais convocados por Dunga, cinco atuaram na vitória (3 a 0) do Brasil sobre a França em junho de 2013 em Porto Alegre: Tiago Silva, Marcelo, Luís Gustavo, Oscar e Neymar. Dados: Airton Fontenele.