Tom Barros

Surpresas e azarões

Estamos na época de emoções mais fortes, quer no Campeonato Cearense, quer na Copa do Nordeste. Os semifinalistas das duas competições estão aí. No plano local, o que se esperava: Ceará, Fortaleza, Icasa e Guarani/J. No plano regional, Ceará, Salgueiro/PE, Sport/PE, Fortaleza. Há dois times com menor tradição nas grandes decisões. No "estadual", o Guarani; no Nordestão, o Salgueiro. Entram como "azarões". Essa palavra parece pejorativa, mas não é. Nas disputas turfísticas é muito aplicada ao cavalo que tem poucas chances de vitória e por isso mesmo objeto de poucas apostas. No mundo do futebol a palavra mais adequada é zebra. Apesar de tudo, pode sim dar Salgueiro campeão da Copa do Nordeste e Guarani campeão cearense, ainda que seja a surpresa das surpresas.

Recordando

17.02. 2006. Estádio Alcides Santos. A partir da esquerda: Maurílio e Rinaldo, que brilharam no Fortaleza. Hoje, Maurílio é técnico bem sucedido. Rinaldo atua no futebol piauiense. Ele foi o herói do título estadual cearense conquistado pelo Fortaleza em 2007,quando ganhou do Icasa por 1 a 0 no Castelão. Eu narrei pela TV Diário esse golaço de Rinaldo. O lance pode ser visto no "You Tube" por iniciativa do torcedor do Leão, Domingos Monteiro.

Postura

Não quero com o comentário acima desqualificar ou desanimar o Guarani e o Salgueiro. Se chegaram até aqui é porque méritos têm. Refiro-me à história, embora saiba que nem sempre o time de mais história e tradição vença. Exemplo nós tivemos aqui mesmo na nossa própria casa. Há dois anos, o Ceará foi eliminado pelo Asa/AL em pleno Castelão.

Tabu

Com o Icasa e Guarani a tarefa de quebrar o tabu de nunca um time do interior ter sido campeão cearense em campo. O Icasa foi quem mais perto esteve de quebrar o tabu. Em 2005, o Verdão jogava pelo empate para ser campeão. E sustentou até 44' do 2ºtempo. Aí Clodoaldo fez Fortaleza 1 a 0, levou à prorrogação, onde ele também fez 1 a 0. Fortaleza campeão.

Diferença

Ouvi comentários sobre o favoritismo do Sport na disputa que terá com o Fortaleza, tudo pelo fato de o Sport ser da Série A nacional enquanto o Fortaleza é da Série C. A meu ver não é bem assim. Observem que o Sport foi vaiado e sofreu horrores para ganhar do Sampaio em plena Ilha do Retiro no jogo que definiu sua classificação. O Sampaio não é da Série A.

Relativo

Comparar times de séries diferentes pode levar a equívocos. Assim o Ceará já estaria na final porque pega o Salgueiro, time da Série C, que em 2014 não passou das quartas-de-final dessa competição, eliminado que foi pelo Mogi Mirim. Nada a ver. Ora, o Asa, que caiu para a Série C em 1013, foi que naquele ano despachou o Ceará no lotado Castelão.

Destaque

Em Magno Alves as melhores esperanças do Ceará no desafio de conquistar a Copa do Nordeste 2015. Magno experimenta ótima fase, pois, quando não assinala gol, deixa os companheiros prontos para marcar. Assim com William na vitória sobre o Fortaleza por 1 a 0 e assim com Wescley na vitória por 2 a 1 também sobre o Fortaleza.

Situações específicas

O Sport tem melhor estrutura que Fortaleza e Ceará. O patrimônio da Ilha do Retiro diz tudo. O Sport ganhou a Copa do Nordeste 2014 no Castelão diante de um público de 60.068 pagantes e 1.172 não pagantes no empate (1 x 1) com o Ceará. Mas cada certame tem suas peculiaridades. O Fortaleza hoje está em condições, sim, de obter a classificação para a final. As dificuldades são previsíveis. Não existe classificação antecipada por maiores que sejam as diferenças.