Tom Barros

Equilibrou de vez

Em três jogos patente ficou o equilíbrio entre Fortaleza e Ceará. O Vozão teoricamente é tido como detentor de melhor elenco por apresentar mais opões de mudança. Em campo, porém, não tem sido assim. No jogo do dia 4 de fevereiro, pela Copa do Nordeste, deu empate, mas a produção do Fortaleza foi superior. No jogo do dia 28 de fevereiro, pelo Campeonato Cearense, quem predominou foi o Ceará, que inclusive poderia até ter goleado tantas as bolas na trave tricolor. No terceiro jogo, sábado passado, o Leão voltou a ser melhor durante todo o transcorrer da partida. Ganhou de virada e mostrou que também tem opções que fazem a diferença. Em três jogos a produção do Fortaleza foi melhor em duas partidas. Isso prova que na prática a teoria nem sempre prevalece.

Em cima

Está provado que o Ceará, quando apertado em cima pelo adversário, tem dificuldades para sair ao ataque. O Fortaleza com Corrêa, Pio, Daniel Sobralense, Hess e Everton povoando a meia-cancha deixou atônito o Ceará. Com oito minutos, quatro escanteios para o Leão, que, apesar de ter sofrido o primeiro gol, jamais deixou de ter o controle do jogo.

Apressados

No clássico anterior, Silas Pereira deu um nó no Fortaleza, fato que provocou a demissão de Nedo Xavier. Silas foi elogiadíssimo. Anteontem quem levou um nó foi o Silas. Em nenhum momento conseguiu superar o modelo importo por Chamusca. Ai os mais apressados logo dispararam contra Silas, que, para eles, escalou mal e substituiu mal. Calma, gente. É clássico.

Recordando

Década de 1960. Seleção Cearens: Claudinho, Itamar, Carneiro, Alexandre Nepomuceno, Harry Carey, William Pontes, Moésio Gomes, Valter Vieira, Guilherme, Aldo e Bececê. Detalhe: Harry Carey foi um dos melhores goleiros da história do futebol cearense em todos os tempos. Atuou pelo Fortaleza e pelo Ceará (Álbum de Elcias Ferreira).

A um passo

Para Itapipoca se garantir na Série A 2016 e eliminar o Horizonte, basta ganhar do Guarany de Sobral quarta-feira, dia 11. Assim, Guarany e Itapipoca ficariam com dez pontos, enquanto Horizonte só poderia chegar a nove pontos, casso ganhasse seus dois últimos jogos. Se Itapipoca perder ou empatar, Horizonte ainda terá chance de ficar na elite.

Selecionadas

Na convocação para os jogos contra a França (26/03) e Chile (29/03), 23 atletas de 19 clubes, só cinco clubes do Brasil. Novidades: retorno dos laterais Fabinho (ainda não estreante) e Marcelo (estreou em 2006 na primeira fase de Dunga). Pela primeira vez chamado um jogador atuante na China, Diego Tardelli. Dados de Airton Fontenele.

Inspiração

O gol do meia Maranhão foi razão, inspiração, intuição, poesia, matemática e tudo mais que queiram acrescentar para definir o que definiu a vitória tricolor sobre o Ceará. Aí lembrei trecho da canção que minha mãe cantava: "Maranhão que terra boa, onde o poeta nasceu/ Maranhão é minha terra, berço que Deus me deu". Gol da virada, poema assinado por Maranhão.

Enorme diferença. Nem de longe o clássico do Cariri, ontem, lembrou o do domingo anterior. Naquele o Leão do Mercado, embora aplicado e dominador, perdeu do Icasa por 3 a 0. Neste o Icasa, um pouco melhor, voltou a vencer, deste feita por apenas 1 a 0, diante de um Guarani confuso e descoordenado. O Icasa, nesta segunda fase, está sendo o time de maior pontuação: 10. Isso englobando os dois grupos. Portanto, melhor que os chamados grandes, ou seja, Fortaleza e Ceará.