Projeções para o clássico
Mais que a vitória do Fortaleza sobre o River/PI, foi a sua produção que animou a torcida para o jogo de volta com o Ceará, sábado, no Castelão. A mudança de técnico, a convincente apresentação de Daniel Sobralense e a constante postura ofensiva levam a crer que o Leão não será o time confuso da derrota para o Ceará. Novo apelo entre os tricolores foi suscitado. Se tivesse tropeçado diante do River, estaria comprometido o interesse da torcida. Mas, com a vitória sobre os piauienses, o apelo foi retomado, apesar do insucesso no clássico passado. Novas projeções serão feitas até lá.
O recado. Daniel Sobralense fez a diferença na vitória do Fortaleza sobre o River. A experiência que teve de tantos anos no futebol europeu aprimorou suas qualidades. Futebol maduro, consciente. Fechou a boca dos céticos. E abre esperanças de belas apresentações.
Recordando. Década de 1960. Auge do Torneio Intermunicipal, que durante muitos anos foi realizado com sucesso pela APCDEC, Associação Profissional dos Cronistas Esportivos do Estado do Ceará. Aí a Seleção de Pacatuba. A partir da esquerda (em pé): Aurilo, Monguba, Califa, Mário, ? , Zé Maria. Na mesma ordem (agachados): Abacate, Chico Pombo, Erivaldo, Leonel e Belo. O torneio era um celeiro de bons jogadores.
Outro olhar
O Ceará tem elenco maior e mais opções para o treinador Silas Pereira. E mais: todos no ponto para entrar. O Fortaleza tem também boas opções como, por exemplo, Dudu Cearense, mas ainda fora do ponto ideal. Isso reduz as alternativas de Chamusca.
Nível
Observem que no clássico passado, o Ceará cresceu de padrão, mesmo com mudanças em pontos especiais. Gilvan, que jogou no lugar de Sandro, e Sandro Manoel que atuou no lugar de João Marcos, foram tão bons quanto os titulares.
"Primeiro, analisar o que a gente tem. Depois, então, conversar com a diretoria para tratar da contratação de reforços".
Marcelo Chamusca
Técnico do Fortaleza
Concorrência
Há bem pouco tempo na defesa do Ceará apenas Sandro correspondia e dava conta do recado. Era absoluto. Hoje, com Charles e Gilvan jogando muito bem, Sandro já sabe que tem sérios concorrentes. De certo modo isso é bom, pois não permite acomodações.
Ironia
Horizonte e Guarany de Sobral, tidos no início do certame como candidatos ao título estadual 2015, desoneraram no correr da competição. Como consolação e por ironia do destino ficaram no Torneio de Descenso. Bem longe, pois, das pretensões iniciais.
Azar
Não conto o número de torcedores corais insatisfeitos com o descabido uniforme amarelo usado pela equipe na derrota para o Tiradentes. Além de não ter nada a ver com as cores do clube, muitos entendem que a indesejada inovação deu mesmo muito azar.
Convite
O departamento de Jornalistas Aposentados do Sindjorce convida para o lançamento do livro "Sílvio Carlos - histórias do papa", de autoria do jornalista Renato Abreu. Acontecerá no dia 13 de março, às 19 horas, no Espaço Cultural (Rua Joaquim Sá, 545).