Caminhos distintos
Quer queiram, quer não, a grande maioria da torcida deseja um clássico Ceará x Fortaleza decidindo o campeonato. Hoje, em grupos diferentes e caminhos distintos, os dois buscam melhor pontuar. Só assim poderão ampliar as possibilidades de uma final no melhor estilo dos notáveis rivais. O Ceará é o favorito diante do Quixadá, desde que produza o que produziu no primeiro tempo do jogo com o Icasa, quando João Marcos, Ricardinho, Uillian Correia, Marcos Aurélio e Samuel Xavier dominaram as ações. Esqueçam o segundo tempo. O Quixadá jogou mal na estreia. Nem de longe o Quixinha que, por duas vezes, complicou o Fortaleza. Hoje, Dim, Bruno Ocara, Lequinha, Netinho e Edson Cariús terão de jogar muito mais, sem quiserem mesmo dar a volta por cima.
Recordando
22 de junho de 1968. Inauguração da sede social do River Atlético Clube em Teresina no Piauí. Faz 46 anos que essa foto foi batida. Integrantes de vários segmentos do clube posaram na frente da sede. A partir da esquerda (fila detrás): Luís de Sousa (Lula), Zé da Silva, Né, Socorro, Marcos Hidd e Zé Neto e um riverino não identificado. Fila da frente: Chico Costa, Fernando, Aluísio Ribeiro, Afrânio Nunes, Raimundo Basílio e Walfran Batista.
O líder
O Fortaleza enfrenta o Guarani/J no Domingão. Campo neutro, mas nem tanto. Pela curta distância da capital, favorável à torcida tricolor. O Guarani, líder, sob o comando de Washington Luiz, ganhou moral no correr do certame. Ainda que, sem Zé Augusto e Moré, tem a força do conjunto sustentado por Torun, Valclício e Gleidson. Liderança em jogo.
Oscilação
O melhor do Fortaleza este ano foi no primeiro tempo diante do Ceará. Marcou em cima, deu as cartas, num show de Corrêa. Repetiu a boa apresentação no primeiro tempo com o River em Teresina, mas cedeu na fase final. Já diante do Maranguape o Leão jogou mal. Essa oscilação tem deixado a torcida preocupada e insatisfeita. Calma, gente.
Primeira repórter
Trabalhei com a locutora e apresentadora Vilma Maria em 1969 na Rádio Dragão do Mar. Foi a primeira mulher repórter esportiva do Estado. Depois veio a Marilena Lima. Vilma solidificou seu trabalho na TV Educativa (atual TV Ceará). Ela morreu há sete dias. Hoje, 19hs, na Igreja N. S. Da Saúde, Missa da Esperança em memória dela. Ficou a saudade.
Notas & notas
Nossa expressão de alegria pela passagem hoje do natalício do comunicador Ênio Carlos que comanda programas na Verdinha e na TV Diário. Parabéns caro amigo. /// Também muda de idade hoje Cícero Everardo, juazeirense da gema (pelo nome já de vê), torcedor do Icasa e do Fortaleza. Saúde e paz, amigo.
Desgaste
Não pode toda a força das ações tricolores ser concentrada no volante Corrêa. Isso o levará ao perigoso desgaste físico, justo na fase em que mais dele o Leão precisará. Nada de rodízio de atletas no setor. Não é isso. Refiro-me ao maior suporte que seus companheiros Vinicius Hess, Pio e Samuel podem dar. Corrêa é imprescindível à formação tricolor.
Descenso
Guarany e Itapipoca inauguram hoje em Sobral, a segunda rodada do quadrangular de descenso. Sabem o desprestígio que a saída da elite representará para o município. O Bugre começou bem o certame. O Itapipoca começou mal, sofrendo goleada de 3 a 0 para o Ceará. Já no quadrangular da morte, Itapipoca começou com vitória sobre Horizonte (2 x 1), enquanto o Guarany tropeçou no Junco, ao empatar com São Benedito. A liderança de Itapipoca anima; a vice-liderança do Guarany preocupa.