Tom Barros

Contra cochilos e roncos
Pausa na Copa do Nordeste, olhares de volta para o Campeonato Cearense. Já amanhã, no PV, Fortaleza x Maranguape. Mastrilo Veiga esteve no programa a Grande Jogada, do Belmino. Foi incisivo: "Gosto de jogar para frente. E o Maranguape seguirá assim, mesmo diante dos adversários chamados grandes como Fortaleza e Ceará". Aviso dado. Portanto, o Fortaleza não terá pela frente uma retranca. Mastrilo certamente adotará um sistema cauteloso que difere muito da retranca absoluta. Na frente França e Gugu para tentar surpreender a defesa do Leão. A propósito de Fortaleza, cabe uma advertência: se cochilar como cochilou ou roncar como roncou diante do River/PI, poderá ser surpreendido pelo time do Mastrilo.

Na prática
A respeito de cochilos, o Maranguape quase prega peça no Ceará. O Vozão de Silas, folgado num placar de 3 a 0, cochilou e roncou na reta final. Tomou o empate (3 x 3), embora salvo no último minuto, marcando 4 x 3. Na prática, está provado que, se a vantagem do placar não for acompanhada de atenção desdobrada, a construção poderá ser desfeita em poucos minutos.

No Cariri
Amanhã Guarani/J recebe o Quixadá no Inaldão. A campanha do Quixinha com Rafael, Janeudo, Lequinha, Edson Cariús e Netinho há chamado atenção. Já o Guarani, de início oscilante, cresceu nos jogos recentes. Preocupa, porém, o número de jogadores contundidos. Moré fora. Roberto Jacaré em recuperação. Peça de ataque comprometida. Assim fica mais difícil.

Livro, fatos e causos
No lançamento do livro "Sílvio Carlos - histórias do papa", o secretário de Esporte do Estado, David Duran, marcou presença. Ei-lo ladeado por Sílvio Carlos e Renato Abreu. A obra, escrita pelo jornalista Renato Abreu, continua repercutindo. Fatos e causos vivenciados e contados pelo Sílvio, envolvendo personagens diversos do futebol profissional e do esporte amador. O livro está à venda da banca do Paixão na Praça do Ferreira.

Contraste
O Ceará enfrentou ontem o Botafogo/PB pela Copa do Nordeste. Teve, portanto, o desgaste natural da disputa. Já no domingo, em Juazeiro do Norte, pega o Icasa. Aí também o desgaste da viagem. Seu adversário, pelo contrário, com tempo disponível para uma preparação adequada, sem pressões ou contratempos. Notório contraste, pois.

Notas & Notas
Paiva Filho, comunicador especial dos eventos do turfe cearense e assessor do Haras Claro, completa hoje 74 anos de idade e 55 anos na área de comunicação. Um amigo leal. Parabéns. // Em Morada Nova, Yara Alves dedica a vida à Educação Física e à dança. Hoje ela festeja seus 20 anos de idade. Yara é admirável. Tem garra e talento. Parabéns.

Orações
Dedé de Castro, jornalista autêntico, combativo, íntegro, exemplo para todas as gerações. Hoje, às 19hs, na Igreja dos Remédios (Av. Da Universidade, 2974, Benfica) Missa da Esperança em memória dele. Familiares e amigos em oração, no melhor sentimento cristão. Um agradecimento a Deus por tudo o que o saudoso Dedé fez como filho, pai, esposo, irmão e amigo.

Nomes
 Fico a contemplar o que de bom o Campeonato Cearense há oferecido até aqui. Os belos gols de Eduardo e Fernando Sobral na vitória do Guarany sobre o Ceará. O golaço de Núbio na vitória do Icasa sobre o Quixadá. A presença de Magno Alves que segue com alta qualidade nos passes e nas conclusões. O trabalho surpreendente e bom de Mastrilo Veiga à frente do Maranguape e Raimundinho à frente do Quixadá. Os dois estão tirando leite de pedra. E não somente leite senão azeite, água, vinho, mel...