Verdadeira estreia
Hoje, no meu modo de interpretar a situação, é que acontecerá a estreia de Silas Pereira no comando técnico do Ceará. Motivo simples: no jogo diante do Maranguape, ele não estivera sequer à frente do grupo num único treinamento. Diria, num sentido figurado, que praticamente descera da escada do avião, indo direto ao gramado do PV. Tempo apenas para um papo de apresentação. Nada mais. Hoje, diante do Botafogo/PB, estrela vermelha, outras são as condições. Silas já orientou treinos, examinou onde há maior potencial e onde há carências. Estuou as opções para suprir essa última parte. Hoje em execução a filosofia dele, seu modo de agrupar, desenvolver e agir em busca da harmonia, das vitórias e do sucesso. A verdadeira estreia.
Recordando
16.02.2008. Há sete anos Victor Hannover entrevistava o médico e criador de quarto de milha, Cláudio Rocha, quando da última prova turfística na antiga sede do Jockey Club em Fortaleza. Há dois anos, já na nova e moderna sede do Jockey Clube em Aquiraz, o doutor Claudio há comemorado a interminável sequência de vitórias dos cavalos de sua criação. Cláudio Rocha aniversaria hoje, alvo de muitas homenagens. Parabéns.
Descompasso
A missão de Silas é fazer o Ceará confirmar na produção o que apenas teoricamente ostenta: a superioridade sobre os concorrentes. Ainda há descompasso entre a ótima qualidade do grupo no papel e a razoável qualidade do grupo no gramado. A torcida espera que Silas consiga unir as duas coisas: superioridade no papel e superioridade em campo.
Desespero
O Botafogo/PB, lanterna do Grupo D, ainda não se rendeu de vez. Conversei com Jurandir Júnior que acertou a entrevista de Marcelo Vilar, hoje, ao programa Grande Jogada (11hs na TV Diário). Ambos acreditam que uma vitória sobre o Ceará ainda abrirá chances de classificação. Uma coisa é clara: o Botafogo terá de jogar para frente e assumir riscos.
Mais bonito
Sábado próximo, às 19hs, quando da votação a ser realizada no Debate Bola (TV Diário) para a escolha do gol mais bonito do Campeonato Cearense até aqui, o de Núbio Flávio, do Icasa, certamente será o escolhido. Um golaço na vitória sobre o Quixadá. Em pleno sábado gordo, Núbio fez autêntico carnaval na defesa do Quixinha.
Visita
O empresário português, Carlos Sousa, nasceu em Moçambique, mas tem escritório no Canadá. Ele passou o Carnaval em Fortaleza, ciceroneado pelo ex-jogador e hoje comentarista da TV Diário, Bechara Oliveira. Carlos Sousa visitou os CTs do Ceará e do Fortaleza. Aliás, foi esse empresário que levou Bechara para a Arábia.
Êxito
Depois de Quixadá, que chegou aos 14 pontos, outro time que surpreendeu foi o Maranguape, sob o comando de Mastrilo Veiga. Marcou 12 pontos, ficando no seu grupo atrás apenas do Ceará. Entra na segunda fase do certame, deixando na luta pelo não rebaixamento times de estrutura muito melhor como Guarany de Sobral e Horizonte. Belo trabalho de Mastrilo Veiga.
Favoritos
Ceará, Fortaleza e Icasa, pela história e tradição, entram como favoritos nesta segunda fase do campeonato cearense. Conforme expressão muito usada no turfe, ficam como azarões Quixadá, Maranguape e Guarani de Juazeiro. Para quebrar o tabu de jamais um time do interior ter conquistado em campo um título estadual, o Verdão do Cariri dá sinais de maior consistência. A seu favor a maior pontuação que obteve no seu grupo (16), um a mais que o Fortaleza.