Opções de Carnaval
Uns caem na folia. Esbaldam-se, entregam-se a momo. Outros preferem os encontros religiosos, serenos, acolhedores. Há os que buscam as praias, fazendas ou serras. Quem tem um pouco mais de grana faz viagens internacionais, Lisboa, Madrid, Roma, Veneza, Paris. O Rio de Janeiro continua lindo com seu Carnaval profissional. Quem é do futebol, que nem eu, PVzinho de açúcar na velha Gentilândia com Ceará x Maranguape ou Estádio Domingão com Horizonte x Fortaleza. Mero cumprimento de tabela da primeira etapa do certame, pois os seis classificados já estão definidos: Quixadá, Icasa e Fortaleza no Grupo A; Ceará, Maranguape e Guarani/J no Gripo B. Depois dos jogos de hoje, aí só na Quarta-Feira de Cinzas com a Copa do Nordeste. Até lá...
Recordando
A partir da esquerda: ex-lateral-direito Dema, o Cavalo de Aço, que se destacou no Fortaleza e no Ceará; Pacoti, o maior ídolo da história do Ferroviário; e Helder Caboré, primo de Pacoti. Detalhes: Dema, após brilhar na futebol da capital, adotou a cidade de Quixadá, onde definitivamente se estabeleceu. Lá encerrou a carreira de jogador e iniciou a carreira de treinador. Foto enviada por Val Tavares.
Técnico ideal
Pergunta que muito me foi feita: Silas Pereira é o técnico ideal para o atual momento do Ceará? Primeiramente eu preciso saber o que, no conceito dos perguntadores, é o técnico ideal. Será o mais jovem ou mais calejado? Será o neófito ou o veterano? Ou será o que está no meio-termo, nem neófito nem veterano? Tudo depende das circunstâncias.
Idades
Ideal é quando há sintonia entre comandante e comandados, independe de ser o técnico jovem ou não. O mundo aplaudiu Vicente del Bosque, quando aos 60 anos de idade, comandou a Seleção da Espanha, campeã do mundo em 2010; o mundo aplaudiu o jovem Pep Guardiola, quando aos 38 anos de idade, foi campeão mundial de clubes pelo Barcelona em 2009.
Comando
Há alguns predicados que necessariamente o técnico de futebol precisa ter. Além, claro, do profundo conhecimento da matéria, a liderança. Não a liderança que tenta se impor pela arrogância ou pelo grito, mas a natural, espontânea, inata. Esses são os principais predicados para quem quer ter êxito como técnico de futebol.
Chance
Tive pouco contato com Silas Pereira quando ele treinou o Fortaleza. Fez bom o trabalho embora iniciante na carreira. Dele guardei a imagem de um profissional sério, estudioso. Teve grande ascensão do Avaí para o Flamengo/RJ. Agora no Ceará tem outra chance para ascender mais. E pega um grupo em condições de produzir muito melhor.
É bíblico
Mais uma vez, técnico de fora. Nada contra. Acho salutar o intercâmbio. Mas vejo também como os dirigentes de Ceará e Fortaleza rejeitam nomes locais. É bíblico: "Não há profeta sem honra, a não ser em sua própria terra e em sua própria casa". Flávio Araújo (foto) brilha lá fora. Oliveira Canindé brilha lá fora. E assim caminha a humanidade...
No sábado de Carnaval, desde a década de 1950, sempre houve programação de futebol: 03 de fevereiro de 1951, Ferroviário 1 x 2 Seleção de Amadores, amistoso no PV; 27 de fevereiro de 1954, Ferroviário 1 x 0 Ceará, amistoso no PV; 11 de março de 1961, Ferroviário 2 x 0 Calouros do Ar, amistoso no PV; 23 de fevereiro de 1963, Fortaleza 4 x 1 Usina Ceará, Campeonato Cearense, no PV; 24 de fevereiro de 1968, Fortaleza 0 x 1 Remo/PA, amistoso em Belém. Pesquisa de Eugênio Fonseca.