Interiorização sem rumo
O Fortalecimento do futebol passa pela interiorização. Mas uma interiorização levada a sério, de cunho profissional. Por enquanto, só os polos de Sobral e Juazeiro do Norte têm dado resposta positiva. As demais experiências vêm caindo de qualidade a cada ano. Lamento, pois continuo entendendo que é preciso interiorizar. Entretanto, o processo precisa ser revisto. Quixadá, por exemplo, fica vagando como sem-teto. Itapipoca e São Benedito, idem. Como essas equipes poderão crescer na competição, se espezinhadas na própria casa? A mera presença não significa evolução. Há todo um conjunto para o time se estabelecer. Assim, sem estrutura e carentes de parcerias, os times citados ficarão no sobe/desce tipo tobogã. Um vaivém sem consistência e sem graça.
De passagem
Quantos municípios já fizeram parte da primeira divisão cearense e não se sustentaram na elite? Resposta simples: Limoeiro do Norte, Russas, Uruburetama, Boa Viagem, Itapajé, Iguatu, Crato e Crateús. Esses municípios têm diversificado potencial. Entretanto, falharam no apoio ao futebol e terminaram retornando às divisões inferiores.
Referências
Boa Viagem passou quatro anos na primeira divisão (de 2001 a 2014). Na época recebeu apoio do então prefeito Fernando Assef que gostava muito de jogar futebol. Ainda assim caiu. /// Limoeiro do Norte tinha um estádio muito bom, o Bandeirão. De lá narrei ao vivo muitos jogos para a TV Diário. Não sei como estão as condições desse estádio no momento.
Recordando
Início da década de 1980. Time do Quixadá antes de um jogo com o Ceará no Estádio Abilhão. A partir da esquerda (em pé): Eduardo, Alencar, Eduardo II, Evilásio, Cocó e Dedé. Na mesma ordem (agachados): Maurício, Cláudio, Luiz Alberto, Carioca e Modali. Nessa época o Quixinha tinha campo para treinar e jogar: o Abilhão. Nem parece hoje que busca abrigo em Iguatu e em Horizonte. (Foto enviada pelo colaborador Val Tavares).
"Desdentados"
Qual seria sua reação se a Miss Universo 2014, a bela colombiana Paulina Vega, desse um sorriso e mostrasse arcada dentária faltando alguns dentes? Da mesma forma, se a miss Brasil 2014, a cearense Melissa Gurgel, de repente se apresentasse banguela? Pois assim antevejo o Castelão e o PV quando ficarem desdentados (setores sem as cadeiras).
Perda
Lamentei muito a morte do ex-ponta-esquerda Raimundinho, que foi campeão cearense pelo Ferroviário em 1968 e 1970. Ele estava com 73 anos de idade. Atou no Bahia, Fortaleza, Calouros do Ar, Ferroviário, River/PI Sampaio Corrêa/MA, e Guarany/S. Sua melhor fase foi no Ferroviário na década de 1970. Pêsames à família.
Destaque
O time de São Benedito vai muito mal: quatro jogos, quatro derrotas. É o lanterna do Grupo A1, com zero ponto e saldo negativo de cinco gols. Enfim, uma campanha pífia, decepcionante. Mas, por mais paradoxal que pareça, seu bom goleiro Fábio Lima é um dos destaque do certame. Tem feito defesas notáveis. Até aqui é o melhor do campeonato.
Blog. O ex-jogador Edmílson, que jogou no Ceará e foi pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, além de ter brilhado no São Paulo e no Barcelona, vai agora mostrar que também é bom de texto. Ele já estreou sua coluna no Blog da Avianca - blog.Avianca.Com.Br - onde escreve sobre o mundo da bola, bastidores e curiosidades de sua carreira. Edmilson jogou até 2012. Em seu primeiro post, Edmílson comenta a reestruturação da Seleção Brasileira sob o comando de Dunga.