Tom Barros

Recado do interior

Pergunta muito formulada no início da temporada: este ano finalmente algum time do interior será capaz de ganhar em campo o título de campeão cearense? Será quebrado o tabu que vem dos primórdios da disputa? Se isso vai acontecer não sei, mas aí está a classificação dos grupos com dois times do interior na cabeça: o Icasa lidera o A1 e o Guarany/S lidera o A2. E com vitórias sobre os dois grandes: o Guarany derrotou o Ceará no Junco (2 x 1) e o Icasa derrotou o Fortaleza no Romeirão (2 x 0). Portando o recado está dado: os times do interior podem até nem conquistar o título, mas vão mesmo dar mais trabalho do que o previsto. Convém lembrar ainda que no Grupo A1 os três primeiros não são da capital: Icasa e Quixadá do interior e Horizonte da região metropolitana.

Diferença

O Fortaleza está pagando o alto preço de uma preparação emergencial. A montagem às pressas não permite resultados imediatos. Daí a dor de cabeça prevista por Nedo Xavier quando esteve no Debate Bola (TV Diário) logo que aqui chegou. Não é fácil ajustar o time em pleno correr do certame, máxime diante de adversários que se anteciparam na preparação.

Resultado

O Leão não consegue esconder a ansiedade que atrapalha os projetos do time. Notória a afobação nas conclusões diante do Icasa. Mas o mais grave foi a acomodação ao abrir 2 a 0 de vantagem sobre São Benedito. Tomou o empate, embora tenha conquistado a vitória (3 x 2). Esse processo de ajustes traz alguns tormentos. É o que está acontecendo.

Recordando

Faixa de entrega das faixas do tetracampeonato do Ceará em 1978. O lateral-direito Tércio, sorridente, muito feliz. Não sei onde se encontra Tércio. Depois que ele saiu do Ceará, nunca mais o vi. Não sei onde ele está morando no momento. Faz 37 anos dessa gloriosa conquista. Tércio não jogou a decisão, mas foi importante a sua participação no transcorrer da campanha. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Melhor produção

O meia do Fortaleza, Maranhão, reconheceu que sua estreia não foi com o resultado e a produção que ele queria. Numa entrevista à Rádio Verdes Mares disse que o time tende a subir de produção e que é seu compromisso crescer junto com o grupo. Maranhão pode mesmo jogar muito mais e melhor do que mostrou na estreia.

Faz tempo

Após 17 anos e meio Ferroviário e América voltarão a se enfrentar pelo Campeonato Cearense, mas agora pela Série B. A última partida entre ambos pela primeira divisão cearense aconteceu no dia 10 de junho de 1997, com vitória coral por 4 x 1. Antes, no dia 19 de março de 1997, o Ferrão ganhara por 3 x 2. Colaboração de Nirez Filho.

Alerta

Júnior Cearense, que inesperadamente começou sua vida de treinador, no atual certame, experimenta a alegria de ver o Guarany, sob seu comando, na liderança do Grupo A2. E mais: na frente do Ceará, que o próprio Guarany bateu Sobral. Mas o tropeço diante do Guarany, mesmo tendo como pretexto o péssimo gramado do "Vieirão", serve de alerta.

 

Homenagem

Segue a lista dos árbitros que atuaram no futebol cearense na década de 1930, segundo pesquisa de Eugênio Fonseca: Francisco Gomes, Luís Viana, Alfredo Chuary, Agenor Ramos Pinto, Moacir Machado, sargento Mozart, Hildebrando Maia, Heitor Ribeiro, sargento Barros, capitão Oscar Barroso, Juremir Pires de Castro (presidente da Federaçao), sargento Aécio, José Porto Filho, Osires Bastos, Humberto Ellery, Eliézer Monteiro Gondim e Francisco Dutra. Amanhã, complementarei.