Razoável começo
Numa avaliação simples, os jogos iniciais do Campeonato Cearense já proporcionaram a chance de a crônica esportiva ver em ação oito dos dez clubes. Faltam só Icasa e Guarani/J que estreiam neste fim de semana. O Ceará, confirmando as expectativas, foi o melhor. E soube impor sua autoridade e superioridade diante do modesto Itapipoca. Nem se assustou quando ficou no 0 a 0 no primeiro tempo. O Fortaleza, com o empate diante do Quixadá em Iguatu, deixou apreensões. Mas, como o Tricolor de Aço tem muitos reforços para mandar a campo, provavelmente logo avançará. Guarany/S e Horizonte, apesar das dificuldades, estabeleceram-se no patamar esperado. Em linhas gerais, tecnicamente um razoável começo.
Sucesso do campeão
A partir da esquerda: Pedro Mapurunga Azevedo e Airton Fontenele no lançamento do livro "Assim se Construiu o Campeão", escrito por Pedro. Em dois volumes, a história do Ceará de 2014 aos dias de hoje. Pedro pesquisou durante seis anos, daí detalhes exclusivos na obra. Belo trabalho de gente apaixonada mesmo. Uma viagem a Beberibe não me permitiu voltar a tempo para a festa, mas soube que foi um sucesso. Parabéns.
Marcou
Poucos atletas conseguem, logo no jogo de estreia, mostrar que já estão prontos para as disputas, inclusive num ritmo mais forte. No Fortaleza, o volante Corrêa mostrou-se assim, numa ótima condição de jogo. O atleta, de 34 anos de idade, está melhor do que muitos atletas jovens. Exemplo de profissional que se cuida e pode ser referência para muitos.
Outros
Além do volante do Fortaleza, Corrêa, que se houve bem, coloco no rol alguns atletas que também mostraram boa condição: André Cassaco, do Horizonte, o atacante Marciel e o goleiro Eliardo, ambos do Guarany. Nos próximos jogos será possível acompanhar a evolução ou não dos que ficaram devendo nestes jogos iniciais.
Paciência
Tentando melhorar a impressão negativa do primeiro jogo (0 x 0 com o Quixadá), o Fortaleza enfrenta amanha no PV o modesto São Benedito, que agora está sob o comando de Argeu dos Santos. Até o Leão poder contar com todos os reforços, a torcida terá de exercitar o dom da paciência, máxime neste período de transição.
Caixa de entrada
De Robson (robson.rvn@hotmail.com): "No Recordando em que você mostrou o Juventus (Jardim Iracema), houve um lapso. Na lista dos atletas agachados, o ultimo a partir da esquerda é Robson Nogueira, atual presidente do Trairiense, da segunda divisão cearense. Na legenda saiu como sendo Rogerinho". Feita a correção.
O destaque
Os dois gols que Assisinho marcou na vitória do Ceará sobre o Itapipoca têm forte significado: acaba com o trauma do jejum que há muito incomodava o atleta, irritava a torcida e lançava dúvidas sobre o seu êxito no Ceará. Na rodada inaugural, destaque especial
Para Assisinho que desencanou. Ganha confiança para a retomada de seu belo futebol.
Estreias
Como analisei, só dois clubes não iniciaram a participação no atual certame: Icasa e Guarani/J. Hoje o Verdão enfrenta o Horizonte no Domingão. O técnico Lira não gostou da produção do Horizonte na estreia, não obstante a vitória sobre São Benedito (1 x 2). O Icasa, sob o comando do bom Vladimir de Jesus, é uma incógnita. Também uma incógnita é o Guarani/J. O Maranguape ficou devendo na estreia, não só pela derrota para o Bugre/S, mas também pela baixa produção.