Agradável visita
É gostoso conversar com pessoas de elevado nível do mundo do futebol. O Debate Bola teve a honra de receber, na edição passada, Nedo Xavier, técnico do Fortaleza, e Dado Cavalcanti, técnico do Ceará. Duas pessoas amáveis que logo entraram no descontraído clima do programa. Falaram de futebol e de amenidades. De suas carreiras e projetos. De seus desafios e dificuldades. Minhas conclusões: Ceará e Fortaleza estão muito bem entregues ao comando de dois profissionais que conhecem profundamente a matéria, têm objetivos ousados, determinação, e, mais que isso, ética. Formidáveis. Cada um traçou o que há de positivo e também de algumas carências. E, claro, estão em busca de soluções. Aos dois agradeço a presença no programa. Foi uma agradável visita.
Recordando
Veja onde o jornalista Alysson Oliveira, que trabalhou muitos anos na TV Diário e na TV Verdes Mares, encontrou Claudemésio, ex-lateral vice-campeão da Copa do Brasil pelo Ceará em1994. A partir da esquerda: o 1º é o radialista Jorge Telmo, o 2º é o humorista Alex Nogueira, o 6º é Alysson Oliveira e o 8º é Claudemésio. Os demais são atletas do Tocantins, do Henrique Jorge, quando do "Encontro da Amizade".
Brincadeira
Bem no fim do programa, assim de supetão, perguntei ao Nedo quem era melhor, ele ou o Dado. Nedo tomou um susto com a inconveniente e inoportuna pergunta. Mas logo viu que era brincadeira de minha parte. Imediatamente fiz a mesma pergunta ao Dado, mas este já sacara a irreverência. Assim o programa foi concluído no alegre clima que eu gosto.
Reserva
Quando perguntados sobre o modelo tático de suas preferências, Dado e Nedo foram reticentes. Preferiam sair pela tangente, certamente para não oferecer qualquer dica aos adversários que terão pela frente já na largada do campeonato. Nada, pois, de facilitar informações sobre como irão definir seus times para a estreia. Não são bobos.
Ressalva
É fácil opinar sobre a contratações de atletas que o cronista conhece bem. Casos de William pelo Ceará e Dudu Cearense pelo Fortaleza. As próprias torcidas dos dois times também conhecem. A ressalva diz respeito apenas ao momento de cada. Essa parte é fundamental, máxime para um certame tiro curto como o nosso.
Compromisso
Pelo que pude entender, será mais fácil para William logo alcançar o ritmo de jogo, pois estava em ação até recentemente. Dudu Cearense, creio, precisará de um tempo um pouco maior para alcançar o padrão ideal. Mas tudo isso teoricamente, pois dependerá muito do empenho dos próprios atletas. Questão de compromisso.
Artilheiro
O Magnata completa hoje 39 anos. Saúde de jovem. Desafia o tempo. No Ceará, embora seja o mais veterano, tem mais impulsão que todos os demais. Ninguém sobe mais que o Magno na hora de cabecear. O artilheiro do Brasil 2014 tem tudo para repetir o feito, pois se dedica à função com a vontade de um iniciante, a experiência de um decano e a lucidez de um craque.
Livro
Hoje, às 19h30, no Ideal Clube, lançamento do livro "Assim se Construiu o Campeão", escrito pelo conselheiro alvinegro Pedro Mapurunga Azevedo. Ele conta, em dois volumes, a história do Ceará Sporting Club. Há notas e observações exclusivas. Consta farto material fotográfico. Está um primor. Pedro é engenheiro civil, apaixonado pelo Ceará. Durante seis anos dedicou muito de seu tempo à pesquisa sobre a trajetória do clube, desde a fundação aos dias de hoje. Resultou numa obra excelente.