Tom Barros

Antevéspera das emoções

Preparativos finais. Ontem o Diário do Nordeste mostrou tudo o que foi feito pelos clubes e entidades ligadas ao futebol, visando a tornar empolgante o Campeonato Cearense 2015. A soma dos valores positivos supera em muito a lista dos senões. A parte merecedora de fortes críticas diz respeito apenas à situação dos estádios não liberados. Um desleixo inaceitável dos gestores municipais de Itapipoca, Maranguape, Quixadá e São Benedito. Desta vez, graças a Deus, nada de contratações bombásticas que, na grande maioria, em campo não passam de enganação que onera o cofre e não elevam o nível de produção. Tudo pronto para o espetáculo. Os certames estaduais resistem. E persistem. E já causam grande expectativa, mesmo na antevéspera das emoções.

Recordando

1974. Encontro de dirigentes e jogadores do Fortaleza. A partir da esquerda, no primeiro plano, o saudoso Amilton Melo abraça o companheiro Serginho Redes. Hoje, Serginho é conceituado comentarista. Num segundo plano, o advogado Marcos Vinícius (de bigode), um senhor (de barba e bigode) que não consegui identificar. Depois dele estão Deusimar Cavalcante e Camilo Aguiar. (Acervo de Elcias Ferreira)

Revelações

A cada campeonato, novos valores. Gente que, às vezes nem cotada entre prováveis revelações, termina roubando a cena. Aí se fixa como destaque. Um time que durante muitos anos revelou bons atletas foi o Ferroviário. Agora, fora da Série A cearense, o Tubarão da Barra temporariamente perde também a chance de colocar valores na vitrine principal.

Veterano

O goleiro Jefferson, do Horizonte, promete encerrar sua vitoriosa carreira este ano. Ele já encerrou uma vez, mas não resistiu ficar fora dos gramados. Voltou. O famoso goleiro Manga encerrou a carreira aos 45 anos de idade. Jogava então pelo Barcelona de Guayaquil, no Equador. Imaginei que Jefferson queria bater o recorde de Manga. Prefiro esperar...

Preferido

Analisando a fase inicial do Campeonato Cearense pela atual tabela que a FCF divulgou, o PV continua sendo a melhor opção, não obstante o Castelão ser o maior do estado, um dos maiores do Brasil e incluído no rol dos mais modernos do mundo. Serão 12 jogos no PV. Depois do PV, vem o Romeirão com oito jogos marcados.

Ídolo maior

Gildo Fernandes de Oliveira completa hoje 75 anos de idade. Jogou pelo Santa Cruz e teve rápida passagem pelo Vasco/RS. Mas foi na década de 1960 que se estabeleceu como o maior ídolo do Ceará em todos os tempos. Jogou também pelo América de São José do Rio Preto. Mora perto do PV. Parabéns ao querido amigo.

Data especial

Amanhã, 13 de janeiro, Magno Alves completará 39 anos de idade. Nasceu em Aporá, na Bahia. No ano passado, por ter sido o maior artilheiro do Brasil (37 gols), ganhou o Prêmio Arthur Friendenreich, instituído em 2008 pela Rede Globo. Se continuar com o ótimo preparo físico que tem, certamente Magno voltará ser destaque do Vozão este ano.

Novo dia e novo horário

O programa Debate Bola, dentro da nova grade da TV Diário, terá uma série de mudanças. Agora será levado ao ar aos sábados, às 19 horas, logo após a transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Cearense. O foco será uma análise das probabilidades da rodada de domingo, já com os resultados do próprio sábado. Continuarei na apresentação do programa, com a participação da repórter Denise Santiago e dos comentaristas Sérgio Pinheiro e Bechara Oliveira.