Desídia dos gestores
Todos os anos a mesma ladainha: a ausência de laudos impede a liberação de alguns estádios. Os laudos não são liberados porque os estádios não atendem a determinados itens de segurança. Assim a desídia de uns poucos prejudica o interesse de muitos. Inadmissível ver o time de São Benedito ter de jogar fora de seus domínios. Inadmissível fora de seus domínios ver jogar o time do Quixadá. Nas reportagens sobre o assunto mostradas pela TV Diário, observei que não foi por falta de dinheiro que as providências não foram tomadas senão pelo desleixo, desatenção, desrespeito para com os desportistas. Nesta parte, os gestores municipais de São Benedito e Quixadá revelaram desconhecer a importância do esporte para a comunidade. Insensibilidade própria dos incompetentes.
Recordando
1990. Juventus do Jardim Iracema, um dos melhores times do futebol suburbano. A partir da esquerda (em pé): Luisinho (técnico), Gleison, Célio, Paulo, André, Careca, Maximiliano e Cícero. Na mesma ordem (agachados): Rony, Joaquim, Simão, Zé Raimundo e Reginaldo. Fundado em 1980, extinto em 2012. Foram 32 anos de atividade, tempo que muitos times profissionais não alcançam.
Formigas
No "gramado" do Estádio Abilhão, os formigueiros. Pergunto: é tão difícil assim a manutenção de um gramado? É tão caro assim aguar a grama? Sei que há despesas, mas nada capaz de arruinar os cofres de qualquer município. A mesma linha de raciocínio pode ser aplicada aos outros itens de manutenção. O que há é falta de interesse.
Na Serra
O Município de São Benedito é um encanto. Estive lá. Temperatura agradável, povo simpático e bom, cidade bonita mesmo. Perde a oportunidade de, através do futebol, via transmissão ao vivo pela TV, divulgar seus apelos turísticos. Tudo porque o estádio não está liberado. Quanta falta de visão dos gestores municipais.
Pontuação
No regulamento do Campeonato Cearense 2015, há dispositivos interessantes que evitarão acomodação. Nos critérios de desempate, beneficiado será o time com melhor campanha nas fases anteriores. Isso fará os times, mesmo com boa vantagem na pontuação, querer somar cada vez mais, visando abrir margem confortável.
Gols
Observa-se um estímulo ao jogo ofensivo, máxime na 1ª fase do certame. É que nos critérios de desempate, logo após o número de vitórias (1º item), vem o saldo de gols (2º item), gols pró (3° item) e, no confronto direto (4º item), a soma dos gols nos dois duelos. Portanto, em vantagem sempre quem mais gols assinalar.
Busca um recorde
João Marcos terá condição especial no Campeonato Cearense 2015. Ao sagra-se tetra no ano passado, João disse que ali mesmo, na comemoração pelo quarto título consecutivo, imaginou como seria importante engrenar o quito título pelo Ceará. A oportunidade está aí. Se conseguir, será o maior ganhador consecutivo na história do clube.
Convocação
Logo mais, no PV, o primeiro jogo do Fortaleza em 2015. Aparentemente, um amistoso simples diante do Maranguape. Na verdade, uma convocação. E uma convocação diferente de todas as demais. Chamada geral a um compromisso maior: engajamento pela causa tricolor. Uma pauta onde consta a luta pelo título estadual, mas principalmente a subida para a Série B do Brasileiro. Família tricolor unida e reunida hoje, às 17 horas, no PV.