Tom Barros

Soneto do Padre

Penúltimo dia do ano. Olhar para trás ou olhar para frente? Nos dois sentidos. Para trás, visando a evitar a repetição de erros; para frente, buscando novos objetivos. O soneto Contraste, escrito pelo Padre Antonio Tomás, é belo. Começa mostrando a esperança: "Quando partimos no verdor dos anos, da vida pela estrada florescente, as esperanças vão conosco à frente e vão ficando atrás os desenganos". Ele termina o soneto num tom de desilusão: "Eis que chega a velhice, de repente, desfazendo ilusões, matando enganos". E fecha com triste conclusão: "Os desenganos vão conosco à frente e as esperanças vão ficando atrás". Confesso: 2014, de tantas decepções no futebol e na política, deixou tudo mais para a parte final do soneto que para o esperançoso início.

Sem desistir

Do soneto verdadeiro e belo opto por acompanhar os que seguem no verdor dos anos. Esperança de que tudo vai melhorar. Por ter perdido em casa a Copa do Mundo este ano, não cabe ao futebol brasileiro prostrar-se definitivamente. Em 1950, houve o Maracanazo. Oito anos depois, o Brasil desfilava campeão do mundo pelos gramados da Suécia.

Local

Mais uma vez renova-se a expectativa sobre o que fará o futebol cearense em 2015. De momento, ainda é impossível formar um juízo seguro sobre o que os times do nosso estado poderão fazer nas competições nacionais. Tudo está na fase embrionária, o que não permite sequer comparações com o que os concorrentes de outros estados estão preparando.

Recordando

Faz seis anos que essa foto foi batida no Estádio Alcides Santos no Pici. A partir da esquerda: Eusébio e Júnior Cearense. Hoje, Eusébio, ótimo jogador, quer como meia, quer como lateral-esquerdo, voltou ao Ceará, onde já brilhou. Júnior Cearense a todos surpreendeu ao encerrar a carreira. E surpreendeu mais ainda quando aceitou assumir a função de técnico do Guarany/S. (Colaboração de Elcias Ferreira).

O nome

Eloir, contratado pelo Ceará, pode ser o grande nome do futebol cearense em 2015. Se jogar como vinha atuando pelo Sampaio Correa/MA, não tenho dúvida que estará na lista dos melhores da temporada ou mesmo eleito o melhor. Basta ver o que ele aprontou para cima do Ceará nos dois jogos pela Série B nacional. Deu dois shows.

Jovem consciente

Romarinho também poderá ser um dos nomes de destaque em 2015. No papo com ele na TV Diário, impressionou-me o fato de esse jovem ter o discernimento de um adulto, já pelo compromisso com a profissão e responsabilidade diante da vida, a ponto de ter adotado como filho o sobrinho Clodoaldo, desde quando este nasceu.

Polêmica

Há algum tempo, no A Grande Jogada, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, fez colocação que me levou a refletir: "Um time para ser considerado grande precisa ter um título nacional de importância superior como o da Série A ou o da Copa do Brasil. O Bahia tem. O Sport tem". Gerou polêmica, pois há times considerados médios, embora tenham título nacional.

Ser grande. Numa avaliação mais ampla, baseada na história, na tradição, nos títulos e na torcida, times considerados grandes no Brasil são Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético/MG, Grêmio e Internacional. Os outros, mesmo com títulos nacionais importantes, não alcançaram ainda o patamar dos citados. Ficam numa faixa intermediária. Caso, por exemplo do Criciúma, Atlético/PR, Coritiba, Sport e Bahia.