Recomposição gradual
Pouco a pouco os clubes que disputarão a primeira divisão cearense de 2015 vão mostrando as suas fisionomias. A priori, não vejo muita diferença entre o que acontece agora e o que aconteceu no mesmo período nos últimos anos. A ladainha é a mesma, sem tirar nem pôr. Até que mudaram alguns artistas do espetáculo, mas ainda é grande a presença dos que já são bastante conhecidos do grande público. Causa estranheza a indiferença da Prefeitura de Quixadá para com o Estádio Abilhão. Abandono inexplicável. Descaso mesmo. Já o Estádio do Junco está uma beleza. O Guarany pode tirar disso o melhor proveito. O Estádio Romeirão também dentro de um padrão considerado muito bom. No mais, a expectativa de Alto Santo com o Estádio Coliseu, agora novo cenário do Quixinha. É a novidade.
Só na fachada
Alguma semelhança do Coliseu de Alto Santo com o de Roma fica mesmo só na fachada. Quando o de Roma foi inaugurado por Tito (79 a 81 d.C), sua capacidade original era para 50 mil pessoas. Depois, embora não haja confirmação, teve sua capacidade ampliada para 90 mil espectadores. O de Alto Santo terá capacidade inicial para 6.000 torcedores.
Novidade
De qualquer forma, o estádio de Alto Santo passa a ser a grande novidade do Campeonato Cearense de 2015. Obtive informações de que o gramado é muito bom. Quando concluído, o Coliseu de Alto Santo terá capacidade para 20 mil torcedores. A distância entre Fortaleza e Alto Santo é de aproximadamente 202,96 km (linha reta) e 246 km (estrada).
Outra área
O Brasil, após a morte de Ayrton Senna, ficou carente de ídolos. Tentaram fazer Rubinho Barrichello e depois Felipe Massa ídolos substitutos de Senna. Não colou. Então o grande ídolo campeão seria Neymar, numa consagração prevista para Maracanã na Copa. Mas a Canarinho foi afundada por um submarino alemão. Finalmente, Gabriel Medina.
Nova onda
Pronto. Alívio. Agora dá para fechar o ano com um novo ídolo brasileiro, jovem campeão mundial numa área onde se sabia que dificilmente um brasileiro chegaria lá. Chegou. Gabriel Medina, parabéns. Que venha com uma nova onda para 2015. Uma onda de otimismo, respeito, esperança, surfando num mar de honestidade.
Um ano bom
Na inauguração da Calçada da Fama, o titular da SEGE, Ferruccio Feitosa, falou sobre o significado histórico da iniciativa e de sua alegria pessoal pelo êxito do Castelão. E acrescentou: “Erraram os que disseram que, após a Copa, o estádio seria um elefante banco. O Castelão fecha o ano como palco de grandiosos eventos nacionais e internacionais”. Para Ferruccio, um ano bom.
Início
Ouvi Vladimir de Jesus, técnico do Icasa. Ouvi também Marcelo Chamusca, técnico do Fortaleza. Já ouvira Dado Cavalcanti, quando apresentado pelo Ceará. Entrevistei Lira no Debate Bola. Argeu dos Santos, anunciado técnico do Guarany/S, logo anunciado como não mais sendo treinador do clube. Saiu antes de entrar. Relâmpago. Júnior Cearense tem a chance. Se como técnico tiver a qualidade que tinha como jogador, Júnior será mais um a vencer nessa função. Todo início é assim mesmo.