Tom Barros

Falta só um mês

Dia 14 de janeiro de 2015, quarta-feira. Daqui a um mês a bola voltará a rolar. Com os feriados de Natal e Ano Novo, mais os fins de semana, logo o certame estará bem à nossa frente, com todos os segredos, mistérios e desafios. A rodada inicial colocará em ação Quixadá x Fortaleza; São Benedito x Horizonte; Ceará x Itapipoca; Maranguape x Guarany de Sobral. Será bom o torcedor aproveitar esse tipo de certame que mais parece animal em extinção. Os predadores (CBF, dirigentes de times e federações do Sul e Sudeste) continuam atacando em todas as frentes. A tática é a morte por inanição. A ordem é minguar os estaduais a cada ano, reduzindo-lhes os espaços, estreitando-lhe os corredores de ação, sufocando seus objetivos. Mas a resistência existe. A coluna é uma trincheira.

Os anos passaram

Ontem o Racha da Amizade completou 28 anos. Há quase três décadas, amigos de diversos bairros se reuniram e marcaram um jogo de futebol. Tudo transcorreu muito bem. O racha passou a ser repetido todos os sábados. Virou confraternização semanal. A partir da esquerda (em pé): Rangel, Carlos Eduardo, Carlos Junior, Júnior Karatê, Babá, Léo. Agachados: Marquinho, Tilinha, Flavinho, Vinícius, Artur e Ribamar.

Expressão

Pelo menos até agora, não há dúvida de que Magno Alves será mesmo o nome de maior expressão do Campeonato Cearense de 2015. O Magnata, artilheiro do Brasil este ano, não obstante as oscilações apresentadas no segundo turno da Série B nacional, manteve intacto seu prestígio junto à torcida alvinegra. Merecida referência.

Diferença mínima

Seis árbitros da FCF estão no Quadro CBF: Almeida Filho, Avelar Rodrigo, Cesar Magalhães, Cleuton Lima, Glauco Feitosa e Léo Simão. Onze no Quadro A: Adriano Barros, Antonio Sócrates, Carlos Custódio, Gleysto Gonçalves, Ivanildo Bezerra, Juceando Sousa, Leandro Martins, Luzimar Siqueira, Magno Cordeiro, Paulo Marcelo e Wladyerisson Oliveira.

Padrão próximo

Quanto à arbitragem cearense, quase não vejo diferença técnica entre os integrantes do Quadro CBF e os do Quadro A. Se eu não tivesse acessado o site da FCF, onde realizei a pesquisa, não faria muita distinção entre o que mostra Almeida Filho e o que mostra Wladyerisson Oliveira nas atuações em campo. Ficam num patamar próximo.

Estádios

Estive no PV terça-feira, quando do Jogo da Amizade, iniciativa do ex-volante Januário, apoiado por Marcos Gaúcho, presidente do Sindicato dos Atletas. O PV está ótimo. O Castelão, que voltou ao comando da Luarenas, também está bonito. Resta saber se essa empresa dará melhor atenção aos cronistas. Este ano deixou muito a desejar.

Destino

O cearense Osvaldo, atacante do São Paulo, brilhou no Fortaleza, no Ceará e atuou algumas vezes pela Seleção Brasileira. Mais uma vez ele visita a terrinha. Osvaldo recebe o carinho do torcedor infantil, Vinícius Nogueira Oliveira. Muitas especulações há sobre o destino de Osvaldo em 2015. Os valores de mercado terão significativo peso nesta parte.

Doces e bolos

A repórter e apresentadora da TV Diário, Denise Santiago, mesmo seguindo regime para manter a forma, não se segurou ante os doces e bolos que a auxiliar de arbitragem da Federação Cearense de Futebol, Carolina Romanholi, faz e vende na loja que abriu em Maracanaú. Carolina, que encanta os campos de futebol pela beleza física e competência profissional, investe agora nessa nova área. Cuida de abrir a boca do cliente e fechar a sua, pois os testes físicos exigem dela desempenho nota 10.