"Personagens da semana"
Nestes tempos de bola parada, escrever sobre futebol é exercício de criação. Falar de especulações não inspira o mais inspirado dos cronistas. Fatos pobres, notícias comuns, sem emoção. Só algo superior pode inspirar. Os cronistas de minha preferência foram os saudosos Nelson Rodrigues, Armando Nogueira e João Saldanha. Na década de 1950, não perdia a crônica que Nelson escrevia na Manchete Esportiva sob o título "Meu Personagem da Semana". Uma das mais belas foi festejando a conquista da Copa da Suécia pela Seleção Brasileira. De Armando Nogueira, uma crônica sobre o voo do urubu foi fantástica porque poesia pura. Já Saldanha era mais tática e técnica de futebol. Hoje, nas reminiscências, os três são meus personagens da semana.
Recordando
Década de 1980. A partir da esquerda: Salvino, Dario e Giordano, três bons goleiros na época. O colaborador Elcias Ferreira afirma que os três estavam no Ferroviário. Mas o garoto ao lado está com a camisa do Fortaleza. Foto batida no Estádio Presidente Vargas. Faz anos não vejo Dário e Giordano. Salvino segue firme como treinador de goleiros do Fortaleza. Giordano foi durante muitos anos treinador de goleiros do Ceará.
Calçada da Fama
Terça-feira, às 9h, ídolos serão homenageados no Castelão. Numa primeira fase, Erandy Montenegro, autor do 1º gol no Castelão; Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio; Gildo, indicado pelo Ceará; Ronaldo Angelim, indicado pelo Fortaleza; Pacoti, indicado pelo Ferroviário. Eles terão os pés imortalizados na calçada da fama no Castelão. Por indicação da SEGE, haverá homenagem póstuma ao ex-comentarista Paulino Rocha, um dos maiores defensores da construção do estádio.
Contato
Tive mais contado com Armando Nogueira nas Copas do Mundo que cobri. Presenteou-me com algumas obras suas. Adorei "O Voo das Gazelas". Armando, filho de cearenses que foram para o Acre, nasceu em Xapuri. Sinto falta de sua pena de ouro. Que teria dito se tivesse visto o Brasil levar de sete da Alemanha em pleno Mineirão?
À distância
Lamentei não conhecer pessoalmente Nelson Rodrigues. Quem gosta de futebol tem de ler "À sombra das chuteiras imortais". Nas crônicas constantes nesse livro Nelson excede. É tão magistral nas letras quanto Pelé em campo. Já sobre João Saldanha admirava a simplificação que fazia das análises dos jogos. Didático. Poucas firulas. Muita lógica. E muito corajoso.
Depoimento
Hoje, às 9h, no Memofut, entrevista de Alexandre Nepomuceno. Presença de Castelinho Camurça, Auryvan Pinheiro, Zeca Bentes, Pedrinho Simões, Pacoti, Eugênio Fonseca, Emanoel Cardoso, Saraiva Júnior, Hugo Martins, Urico Gadelha, Ciro Câmara, Hilton júnior, Airton Fontenele, Bruno Balacó e Adhemar Nunes Freire Filho.
Notas & notas
Hoje, 19h, finais da Copa Betânia de Futsal - Serra da Ibiapaba. Feminino: Treeflash (Ubajara) x Meninas da Serra (Ibiapina). Masculini: Juventus (Ibiapina) x Estadual (Ibiapina). /// Hoje, em São Gonçalo do Amarante, confraternização e 10º Jogo Beneficente no município. Local: Estádio Major Adelino. Organização Pekin.
Ao vivo
O técnico Arnaldo Lira estará amanhã, às 20h, no Debate Bola (TV Diário). Falará sobre seu projeto no Horizonte e sobre como pretende surpreender os favoritos. Lira, também chamado de "Bocão", tem melhorado muito o controle de seus impulsos durante os jogos, mas ainda não consegue segurar o grito na hora em que os meninos erram. É o estilo dele.