Última rodada
A Série A tem hoje o fechamento do calendário. O Cruzeiro há muito fez a festa. Dupla festa porque bicampeão. E já projeta um tricampeonato seguido. A propósito, quando a maior competição nacional era a Taça Brasil, o Santos de Pelé ganhou cinco títulos nacionais seguidos (1961/62/63/64/65). E quem quebrou essa sequência santista foi justamente o Cruzeiro em 1966. Após a façanha santista, o São Paulo foi tricampeão seguido: 2006/07/08, mas não mais no modelo Taça Brasil e sim já na fórmula do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Depois do São Paulo, nenhum outro clube conseguiu três títulos nacionais consecutivos. Portanto, o Cruzeiro, pela atual estrutura, poderá ser o segundo time brasileiro tricampeão seguido no sistema pontos corridos.
Interior
Desde já o Campeonato Cearense de 2015 comporta uma indagação: desta vez o título ficará com alguma equipe do interior? Observem que as coisas mudaram. Agora há apenas dois representantes da capital: Ceará e Fortaleza. Do interior são oito: Icasa, São Benedito, Guarani/J, Guarany/S, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Quixadá.
Avanços
Em São Paulo não é tão incomum time do interior ser campeão. Em 1986, Inter de Limeira; 1990, Bragantino; 2004, São Caetano; 2014, Ituano. Na Bahia, em 1969, o Fluminense de Feira foi o campeão; 2006, Colo-Colo de Ilhéus; 2011, Bahia de Feira de Santana. Em Pernambuco, assim como no Ceará, nenhum time do interior conseguiu ganhar um título estadual sequer.
Recordando
Esta foto foi publicada em 2005. Não sei em que data foi batida. A senhora Cristina Basílio ao lado do marido Pedro Basílio, notável zagueiro do futebol cearense. Pedro morreu em novembro de 2007 aos 56 anos de idade. O Pedrão brilhou no Fortaleza, Ceará, Internacional/RS, Botafogo/RJ e Sport/PE. Após encerrar a carreira, foi técnico de futebol. Pedro foi um dos mais vitoriosos jogadores do futebol cearense.
Férias
A bola também tem direito ao repouso, ao período de férias. Pede licença. Foi acariciada e amada pelos poucos bons jogadores. E maltratada, espezinhada, pelos brutamontes que pululam nos gramados do mundo. É uma pena haver tão poucos Schweinsteigeres, Neymares, Cristianos e Messis...
Ressalva
Quando analiso o fato de jamais um time do interior ter sido campeão cearense, acrescento “em campo”. Sim porque no tapetão o Icasa tem o título de campeão cearense de 1992, proclamado que foi ao lado de Tiradentes, Fortaleza e Ceará. Um ano de esdrúxulos quatro campeões. Coisas do futebol cearense.
Mais próximo
Do interior, o Icasa foi o que mais perto esteve de ser campeão cearense. Em 2005, bastava empatar com o Fortaleza. O jogo estava 0 x 0 a poucos minutos do fim. O técnico do Icasa era Flávio Araújo. Mas Clodoaldo, do Fortaleza, fez 1 a 0 aos 44 minutos do 2º tempo e fez 1 a 0 na prorrogação. Flávio deixou passar a maior chance de fazer campeão um time do interior.
Vitorioso treinador. Hoje, às 20 hs, no Debate Bola (TV Diário), um dos convidados será o técnico Oliveira Lopes Canindé. Há alguns anos, quando ele estava ingressando na carreira de treinador, tive a oportunidade de ver seu zelo e competência profissional à frente do Limoeiro. Hoje Oliveira vê crescer seu prestígio em toda a região. Campeão brasileiro Série D pelo Guarany e campeão do Nordeste pelo Campinense, este cearense só não tem tido oportunidade nos times grandes daqui. Um absurdo.