Uma torcida inigualável
Terminada a temporada de futebol para os cearenses, vem o balanço 2014. Em primeiro lugar, acima de todos os clubes e cores, a torcida. Pujante, participativa. Não coloquei no plural (poderia dizer as torcidas) porque preferi unificá-la nesta crônica embora não consiga unificá-la nas ruas, praças e arquibancadas. Quero entendê-la pacífica, apesar da parte beligerante. Ainda assim, foi a torcida o melhor que se viu no futebol cearense este ano. O Fortaleza lotou o Castelão. O Ceará lotou o Castelão. O Brasil lotou o Castelão. A torcida cearense deu notável lição de civismo - imitada depois pelos brasileiros de outros estados - ao cantar em 2013 todo o Hino Nacional Brasileiro, mesmo quando o serviço de som do Castelão parou a execução na primeira parte. Inigualável torcida.
Recordando
O ex-pugilista brasileiro, Eder Jofre, aí em pose de luta, ficou conhecido como Galinho de Ouro. Em 1960 sagrou-se campeão mundial "peso galo". Em 1973, sagrou-se campeão mundial "peso pena". Em 1976, Eder Jofre aposentou-se. Hoje, Eder está com 78 anos de idade. Mora em São Paulo. Eder foi criado numa família ligada ao boxe. Seu pai, José Aristides Jofre(Kid Jofre), foi seu treinador e dono da academia onde Eder começou.
Histórias para contar
O ex-jogador do Ferroviário, Cícero César, marcou sua passagem nos campos de futebol pela raça que o caracterizava. Ele foi alvo de matérias interessantes e folclóricas, já pelo seu jeito de ser. Vendedor de broa, antes de firmar seu nome no time coral, Cícero transmitia simpatia por onde passava. Mas, quando a bola rolava, não tinha moleza. Ele estará no Debate Bola (TV Diário), amanhã, falando da sua vida no Ferrão e também nos demais clubes onde atuou.
Exceção
Alguns segmentos das chamadas "organizadas" ficam fora da avaliação positiva. Provocaram brigas nas arquibancadas, confrontos nas ruas, praças e avenidas, insultos pelas redes sociais. Esta parte não ajuda. Pelo contrário, cria uma série de obstáculos. Gera pânico, apreensão, desgaste. E afasta dos estádios os homens de bem. Absurdo.
Clube do Bolinha
Por pouco o quadro de árbitros da FCF não se transformou num clube do bolinha. Na lista de 71 integrantes, divulgada no site da mentora, há apenas duas mulheres: Carolina Romanholi (assistente CBF) e Magna Leilane (assistente quadro C). E são apenas seis "Árbitros CBF": Almeida Filho, Avelar Rodrigo, César Magalhães, Cleuton Lima, Glauco Feitosa e Leo Simão.
Sem alardes
Pelo menos até aqui as contratações anunciadas estão dentro do padrão esperado. Nada de fanfarras e pirotecnias para anúncios de treinadores e atletas que estão no patamar comum. Sabiamente o sensacionalismo bobo deixado de lado. Melhor do que acontecia há algum tempo quando prometiam bomba e vinha um traque.
Notas & notas
Vicente Júnior, artilheiro do Campeonato Cearense sub-14, foi homenageado pelo Curso Mahuel no B-25. O SO Matias Pedrosa fez a entrega da réplica de um avião Tucano em forma de troféu. /// Hoje, às 12 hs, Torneio da Amizade e Confraternização 2014 no Campo do Internacional na BR-116, nº 4210. Serão 12 times de futebol Society.
Cinquentão
O comentarista Paulo César Norões comemorou ao lado da família em Bogotá, na Colômbia, os seus cinquenta anos de idade. Vi PC nos primeiros passos no rádio. Depois na televisão. E o amadurecimento que o levou a notáveis coberturas nacionais e internacionais pela Verdinha, TV Verdes Mares e Rede Globo. Competente e zeloso profissional. Parabéns.