Democratizar os pleitos
Os novos ares no futebol estão cuidando de ampliar a participação dos torcedores nas eleições dos clubes, quer para a diretoria executiva, quer para os conselhos. Mas os processos de inclusão devem ter critérios rígidos, exigindo maiores responsabilidades dos integrantes, tanto dos mais antigos, quanto dos mais novos. O Ceará terá, no próximo dia 15 de dezembro, eleição para escolher a nova diretoria do conselho deliberativo, bem como para a composição do próprio conselho. Pelo que sei, há no alvinegro divergências sérias, provocadas principalmente pelas limitações decorrentes do atual estatuto do clube. Este, creio, deveria passar por uma reforma. Momento ideal para arejar os procedimentos, tornando-os mais abertos e democráticos.
Recordando
Década de 1970. Emerson Fittipaldi, legenda do automobilismo brasileiro, pilotando a famosa Lotus na qual conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula Um, em 1972, no circuito de Monza na Itália. Emerson ganharia o bicampeonato mundial em 1974, mas pilotando uma McLaren. Em 1989, daria um baile ao ganhar as 500 Milhas de Indianápolis nos Estados Unidos, feito que repetiria em 1993. Fantástico.
Explicação
Quando digo democratizar os pleitos, tomo por base a salutar mudança que o Fortaleza há algum tempo promoveu, permitindo a participação dos sócios-torcedores nas recentes eleições para a diretoria do clube e demais segmentos. É o sócio-torcedor tento o direito de interferir no futuro do clube, mediante voto consciente.
Aplicação
Ficará para trás o clube que insistir na manutenção de estatutos envelhecidos, que traduziam os objetivos de uma época, mas já agora ultrapassados na essência, excludentes na fórmula e limitadores na dinâmica. Os estatutos modernos sustentam-se nos alicerces da ampla participação. Fim dos feudos, fim das castas. Quem quiser entender, entenda.
Formação
Com as primeiras contratações, já se observa que filosofia o Ceara pretende adotar na temporada 2015. A princípio, mais que correta. Gente que se destacou, máxime na região. E gente que não estoura os cofres do clube. Pelo contrário, na medida certa para atender o que chamam de custo-benefício.
Política
A permanência de Marcelo Chamusca traz logo de imediato uma grande vantagem para o Fortaleza: a sequência de valorização e aproveitamento dos jovens das bases. A propósito, o coordenador e técnico das bases, Jorge Veras, disse ao vivo na TV Diário que o Leão tem muito mais gente boa para revelar e projetar. Aguardemos, pois.
Cinquentão
O comentarista Paulo César Norões comemorou em Bogotá, na Colômbia, os seus cinquenta anos de idade. Vi PC nos seus primeiros passos no rádio. Depois na televisão. E o amadurecimento que o levou a notáveis coberturas nacionais e internacionais pela Verdinha, TV Verdes Mares e Rede Globo. Competente e zeloso profissional. Parabéns, PC.