Torneio e campeonato
Pelo calendário futebolístico nacional, já se vê que estão querendo definhar os campeonatos estaduais. Morte por inanição, com aceitação dos clubes e federações. Os "estaduais", outrora campeonatos, estão virando torneios. Se não houver forte reação, certamente acontecerá um fenômeno em futuro próximo: no lugar do campeonato, apenas um "torneio início" à moda antiga, num único dia, tão em voga nos anos 50, modalidade que as novas gerações não conheceram e que foi extinta. Nesse tipo de torneio, os jogos tinham duração de meia hora. Se empate, decisão nos pênaltis. O torneio começava com desfile dos times, seguido dos jogos. E terminava à noite. O Sistema Verdes Mares não quer isso. Luta por um campeonato Cearense forte. É o que está fazendo.
Recordando
Década de 1980. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): ? , Expedito, Alves, Flávio Araújo, Paulinho e Neto (filho do saudoso Moésio Gomes). Na mesma ordem (agachados): Paulo Sérgio, Filinto Holanda, Josué, Jorginho e Paulinho. Detalhes: hoje Flávio Araújo é um dos mais conceituados treinadores do Nordeste. Filinto Holanda também é vitorioso treinador, ora trabalhando em Goiás. (Acervo de Elcias Ferreira).
TV Diário
TV Diário foi pioneira nas transmissões ao vivo do Campeonato Cearense, trabalho depois encampado pelo SVM. Começou em 2004. Narrei os jogos. Faziam parte da equipe Lima Júnior, Edmilson Maciel, Daniel Praciano. Problemas impediram a decisão do campeonato em campo. O Fortaleza, vencedor do 1º turno, foi proclamado campeão do ano pelo STJD.
Sistema
Em 2004 a TV Diário transformou em importância, visibilidade e resultado um "estadual" que antes estava em crise, sem promoção ou apelo. Anos depois a TV Verdes Mares (o SVM como um todo) também abraçou a causa. E o campeonato ganhou a dimensão que hoje tem. O Sistema Verdes Mares já tem a primazia do Campeonato Cearense 2015. Outro baile.
Ação direta
O empresário Ribamar Bezerra foi dedicação, doação, quando presidente do Fortaleza. Investiu muito e, como se diz, com dinheiro do próprio bolso. No seu tempo de participação mais direta, o Fortaleza teve retorno em títulos, conquistas e presença na elite nacional. Baluarte que o clube tem de chamar a uma ação mais direta sempre.
Consenso
Nos tópicos ao lado, referências a dois nomes que foram pilares de aço na sustentação do Fortaleza: Ribamar Bezerra e Raimundo Delfino Filho. Independente de quem venha a ser presidente tricolor, imprescindível o apoio da dupla mencionada como imprescindível também o consenso entre as diversas correntes.
Série A
No tempo em que Raimundo Delfino Filho (Santana Textiles) foi um dos maiores arrimos do Fortaleza, o Leão experimentou fases extraordinárias de vitórias e êxitos em todos os segmentos. Participou da Série A nacional duas vezes e ganhou títulos estaduais em profusão. Portanto, o caminho do sucesso os tricolores conhecem.
Ideal de Santos Dumont
Agradeço sensibilizado a homenagem que recebi ontem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, quando da sessão solene comemorativa ao Dia do Aviador e ao Dia do Paraquedista. Foram também homenageados a Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Carlos Alberto Vieira, o coronel Henrique César Cals Théofilo Gaspar de Oliveira, o suboficial R1 Fernando Antônio Jucá de Queiroz Campos e o Aeroclube do Ceará. A iniciativa foi do deputado Manuel Duca.